Desde 1950 a Teoria Geral de Sistemas (TGS) começou a ser estudada como teoria científica pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, que buscava um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo, abordando questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas.
Karl Ludwig von Bertalanffy (Viena, 19 de setembro de 1901 — Buffalo, Nova Iorque, 12 de junho de 1972) foi um biólogo austríaco. Foi o criador da teoria geral dos sistemas, autor do livro de mesmo nome.
A TGS se baseia em três princípios básicos: a) Expansionismo; b) Pensamento sintético; c) Teleologia. Todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. Desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo.
Interdependência é o estudo interdisciplinar de sistemas. ... Em termos de seus efeitos, um sistema pode ser mais do que a soma de suas partes se expressar sinergia ou comportamento emergente. Alterar uma parte do sistema geralmente afeta outras partes e todo o sistema, com padrões previsíveis de comportamento.
Portanto, nesta etapa do trabalho a interdependência é definida como uma dependência bilateral entre as regiões (e setores), ou seja, como vendedores e compra- dores de bens e serviços. O elemento central é a venda inter-regional entre os setores.
O conceito de interdependência pode ser explicado como uma relação entre dois ou mais países na qual as decisões tomadas em cada um possuem a capacidade de atingir a sociedade e a economia dos demais.
"Interdependência é um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade. Ao mesmo tempo, esse mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. ... E cada indivíduo depende do todo para existir.
São consideradas interdependentes empresas que tenham o mesmo sócio com funções de gerência, ainda que possuam diferentes denominações.
As principais conseqüências da Cibernética na administração são duas: a automação e a informática. Ultra-mecanização, super-racionalização, processamentos contínuos e controle automático nas indústrias, nos comércios e nos serviços bancários.
Uma guerra cibernética, conhecida mundialmente como cyberwar, é uma equiparação entre as guerras tradicionais e os conflitos entre países que ocorrem a partir de ações protagonizadas por tecnologias, como os ataques cibernéticos.
A segurança cibernética é um conjunto de práticas que protege informação armazenada nos computadores e aparelhos de computação e transmitida através das redes de comunicação, incluindo a Internet e telefones celulares.
Quatro desafios mais críticos de segurança cibernética da nossa geração