Reino de Judá
עוזיהו) foi o 10º rei de Judá e teria começado a reinar por volta de 829 a.C até 778 a.C. Sua triste historia consta nos livros de II Crônicas, no Capítulo 26, e em II Reis, capítulo 15, sendo contemporâneo ao profeta Isaias....
Como dissemos, fontes extra-bíblicas sugerem que Isaías pertencia a algum ramo da família real, era parente do Rei Uzias. Então escreve Isaías, no capítulo seis do seu livro: No ano da morte do Rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
Significado de Exéquias substantivo feminino plural Funerais; cerimônias prestadas aos mortos. [Por Extensão] Orações com o auxílio das quais a comunidade cristã acompanha e homenageia seus mortos. Etimologia (origem da palavra exéquias).
O figo é um produto natural, tradicionalmente usado como alimento e remédio de múltiplas e benéficas aplicações. ... No livro de 2 Reis capítulo 20 há o relato de um fato onde o profeta Isaías disse para o rei Ezequias fazer uma pasta de figo e colocar sobre sua úlcera e esta sarou.
Senaqueribe nas fontes bíblicas Nos livros de II Reis 17 e 18, II Crônicas 32 e do profeta Isaías 36, que compõem o Antigo Testamento bíblico são narradas histórias sobre a invasão da Assíria em Judá e Israel.
Ezequias
Élia Eudócia
A fonte ficava fora da muralha, coberta por terra Com isso o abastecimento de água era assegurado em tempo de conflito. A crença popular diz que Joabe escalou essa passagem para tomar a cidade dos Jebuseus.
Narrativa bíblica De acordo com o Evangelho de João, Jesus viu homem que era cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego, ele ou seus pais?" «Nem ele pecou nem seus pais, mas isto se deu para que as obras de Deus nele sejam manifestas.
O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
Quem é Jesus? Para o cego, é a luz. Para o faminto, é o pão. Para o sedento, é a fonte de água viva.
Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.