O interessado em ser nomeado perito na Assistência Judiciária Gratuita – AJG – da Justiça Federal deve fazer o cadastramento no site da Justiça Federal de seu estado. – Por exemplo, o domínio no Rio de Janeiro seria www.jfrj.jus.br; assim, basta substituir a sigla do estado do domínio acima, após as letras “jf”.
O cadastramento para ser perito no Tribunal de Justiça de São Paulo é muito fácil, como será ou é em qualquer outro tribunal, a partir de como determina o novo CPC, porém nada assegura que o profissional cadastrado fará perícias. Ainda será necessário o o interessado ser admitido na lista de peritos da vara.
Para atuar no sistema eproc, o perito deverá comparecer perante a distribuição de qualquer Comarca e solicitar seu cadastro no sistema e apresentar no ato os seguintes documentos: Termo de credenciamento; Cópia do carteira do órgão de classe; e. Documento pessoal com foto (RG ou CNH).
Para se tornar um perito grafotécnico é preciso fazer um curso de especialização na área. O curso é bem simples e pode ser feito na modalidade à distância, pela internet.
Em geral, um perito grafotécnico pode chegar a receber R$ 2.
Investimento. de R$ 1.
O curso de grafotecnia da Nero Perícias é um dos mais completos do mercado e prepara o profissional que deseja atuar como perito de assiantura para exercer a profissão tanto na esfera judicial como extra-judicial.
A Perícia Grafotécnica é feita por confrontação; de um lado temos a Peça Questionada (ou Peça de Exame), que é o documento a ser periciado e de outro precisamos de documentos com assinatura autêntica da pessoa em que estamos querendo saber se é o autor ou não do lançamento caligráfico (nesta Peça Questionada).
A escrita é produzida por duas forças básicas: uma vertical ou oblíqua, pressionando o instrumento escritor (lápis, caneta,usualmente) contra o suporte (geralmente papel) e outra horizontal (deslocamento), arrastando o instrumento escritor, sobre o suporte, em movimentos retilíneos ou circulares.
Como é feito o exame grafotécnico? O exame grafotécnico é realizado por um perito em assinaturas qualificado para descobrir a veracidade do documento. Não é apenas o caráter estético da assinatura que é avaliado, muitas outras características entram no estudo da grafoscopia.
Momento gráfico é o grupo de traços num só jato gráfico, ou seja, sem que o instrumento escritor (como caneta, por exemplo) seja levantado do suporte (como papel, por exemplo). Cada vez que levantamos a caneta do papel, temos um momento gráfico. ... Basta analisar toda vez que a caneta deixou de tocar o papel.
A formação de um traço, de vários e qualquer traço é o resultado de duas forças, não é verdade, a Vertical e a Lateral. Senão Vejamos. Com a força Vertical iremos pressionar o Instrumento contra o suporte, motivando então a Pressão, lembram-se? Dessa Pressão iremos produzir o menor traço que é o ponto.