Significado de Guariroba substantivo feminino [Botânica] 1 Palmácea (Barbosa pseudococos). Variedade de palmeira que fornece um palmito ligeiramente amargo, também denominada coqueiro-amargoso (Coccos oleracea) ou gararoba. Variação de gabiroba, guarirova.
Benefícios da Guabiroba
COLHEITA A colheita da gariroba é seletiva e pode ser realizada durante o ano todo, a partir de um ano e meio do plantio, com o auxílio de um enxadão, cortando-se toda a planta desde a sua base. A maior parte do palmito da gariroba é do tipo caulinar (estipe macio), e a porção aproveitável pesa entre 1 e 3kg.
Corte o palmito em fatias bem finas e vá colocando em uma travessa com água fria, 1 colher de sal e 2 colheres de vinagre. Quando terminar de fatiar escorra toda a água, enxague e prepare do modo que você preferir. Se você quiser congelar é só branquear, colocar em sacos próprios para congelamento e levar ao freezer.
Preços e condições exclusivos para o site www.casasbahia.com.br e para o televendas, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.
Plantando: Pode ser cultivada tanto no sol ou em plena sombra com o espaçamento de 5 x 5 m entre plantas, para alamedas de estradas, renques de jardins ou reflorestamento, recomendo o espaçamento de 3 x 3 m.
Basta cortar em pedaços e colocá-lo na água quente (com suco de um limão) e ferver por cinco minutos. Depois tire e imediatamente coloque no pote com água e gelo e deixe cinco minutos. Escorra, passe papel toalha e coloque no pote no frezer. No freezer o palmito fresco vai durar até um ano sem estragar.
Como fazer a conserva de palmito Leve uma panela ao fogo médio com água suficiente para cobrir o palmito, esprema o limão e adicione o sal, mas não adicione-os ainda. Espere que a mistura ferva para adicionar o palmito e então, cozinhe-os por cerca de 10 a 15 minutos ou até amolecerem, porém, sem desmanchar.
Guardo no congelador na temperatura de 10 graus negativos”, revelou. Ao invés de manter o fruto no talo, o segredo é a temperatura que garante a qualidade e o sabor do fruto: 10 graus negativos. Alimento nativo da região amazônica, a pupunha é bastante apreciada.
Primeiro, tira as pupunhas do cacho, descarte as que estiverem ruins, assim como a foto abaixo. Lave as selecionadas, pode deixar os cabinhos. Depois, coloque na panela de pressão, cubra de água e leve para cozinhar, com um pouquinho de óleo e sal. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte uma hora.
Congelar palmitos em conserva: - Embalar os palmitos um a um em plástico filme, colocar a data do congelamento e levar ao freezer por até dois meses. - No caso do palmito picado, escorrer bem e embalar o palmito em porções que costuma usar, datar e congelar no freezer por até dois meses.
48 horas
Ou seja, é preciso sim ferver o palmito em conserva e produtos similares antes de consumi-los. Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.
– A tampa do vidro estiver amassada ou estufada… O palmito certamente está estragado. – Se a água estiver colorida, branca ou turva… Alguma coisa ruim aconteceu ali para que a água não esteja limpinha.
cinco dias
Um dos sinais mais comuns é um selamento violado ou uma tampa inchada. Isso significa o crescimento de fermentação e bactérias. Vestígios de alimento seco no vidro, bolhas de ar, crescimento de mofo ou odores e cores desagradáveis são todos indícios de que o conteúdo do pote passou de sua validade.
Uma conserva devidamente vedada e esterilizada dura em torno de 6 meses fora da geladeira. Depois de aberta deve ser consumida em até 7 dias dentro da geladeira. Lembre-se também de sempre pegar com um um garfo limpo e fechar logo em seguida, assim, impede a proliferação de bactérias.
A maionese muda de cor quando se estraga, tornando-se mais amarelada à medida que tempo passa. Quando ela mudar de cor, não se arrisque – jogue-a fora e gaste um pouco mais de dinheiro com outro frasco novo. O cheiro também será notável e tem sido descrito como ácido.
De um modo geral, recomenda-se consumir pimentas conservadas em no máximo 1 ano. Já as conservadas em azeite devem ser consumidas o mais rápido possível não excedendo 3 meses.
Não misture variedades diferentes de pimentas, para que sua conserva tenha um sabor bem acentuado. Sempre deixe suas pimentas submersas no azeite. Reponha o azeite sempre que seu nível estiver próximo ao das pimentas mantidas em conserva. Dica importante: sempre repor com azeite extra virgem de 1ª linha morno!!!
Guarde as pimentas em um frasco de vidro esterilizado. Escolha um pote limpo e próprio para conserva. Preencha com as pimentas até uns 2,5cm da borda. Certifique-se que o pote possui uma tampa hermética. O ideal é que a tampa seja plástica, para que não enferruje na geladeira.
Coloque o sal, algumas gotas de limão e o azeite. O último deve encher todo o espaço vazio no vidro e cobrir as pimentas. Tampe, agite um pouco para que os ingredientes se misturem e depois deixe o preparo descansar por 15 dias. Dicas: Caso queira pode substituir o azeite por vinagre, óleo ou suco de limão fervido.
A conserva de pimentas em vinagre permite que a pimenta mantenha sua estrutura mais natural, ou seja, mais crocante e não elástica. O vinagre branco fermentado de álcool é o vinagre mais indicado para o preparo de suas conservas de pimentas.