Caso note ruídos excessivos, abrir a tampa das válvulas e inspecionar cuidadosamente o conjunto, a procura de indícios de falta de lubrificação. Wagner explica que a durabilidade do eixo e dos tuchos depende da manutenção geral do motor do veículo, se for feita preventivamente, como troca de óleo, filtros, etc.
Primeiro passo: Retirar as mangueiras do carburador e o cabo do acelerador que “passam”sobre a tampa do comando de válvulas, soltar as porcas de 10mm que prendem a tampa do comando e a proteção da correia dentada, depois com uma chave Allen soltar o parafuso que segura a proteção (prox. ao alternador).
Porque válvula de motor empena O pouco uso do carro ajuda, mas também pode ressecar os dentes da correia, soltando-os do lugar e o mesmo estrago pode ocorrer. E para isso, basta se soltar apenas um dente da correia.
Colocando o motor no Ponto morto superior (marcação da polia do virabrequim e do comando com o furo na posição alinhado com a parte superior da tampa de válvulas. Após gira a polia do virabrequim uma volta completa. Regula válvulas 4, 5, 7, 8.
As válvulas de admissão são reguladas, passando-se uma lamina de 0,018" (0,46mm) entre o balancim e a haste da válvula. Solte a porca-trava do parafuso de ajustagem e com uma chave de fenda, regule a folga. Em seguida aperte a porca trava (ver figura).
Ocasionalmente, as válvulas são incapazes de fechar totalmente, tornando impossível a vedação dentro da câmara de combustão. Isso pode levar a um consumo ruim de combustível, funcionamento irregular, dificuldade de partida e, se deixado por muito tempo, pode fazer com que o motor não funcione.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro. Atrasar o ponto pode causar pré-ignição. Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor.
Vire o motor até ver a válvula de admissão descer e depois subir. Haverá uma marca no cárter e uma marca “T” no volante do virabrequim. Quando essas duas marcas se alinham, o motor estará no TDC e as válvulas de admissão e escape devem estar soltas.
Basicamente toda moto faz um barulhinho de "máquina de costura" de leve. Quando essa máquina de costura se transformar numa britadeira tá na hora de regular... Ou ainda se folga diminuir tanto, as válvulas tenderão à não se fecharem devidamente e a moto fica uma [email protected] pra andar.
As válvulas de motos são peças bem pequenas mas que possuem uma importância crítica para gerar o movimento necessário no motor. ... Elas funcionam a partir da participação do comando de válvulas, que movem os ressaltos e exercem a força que irá empurrar as válvulas para baixo e para cima.
Gire a chave que está junto da mola no sentido anti-horário para abrir o produto ou no sentido horário para fechá-lo. Uma vez regulada a válvula, fixe a porca contra o eixo de regulagem e recoloque o acabamento. Se o problema persistir, entre em contato com a assistência autorizada mais próxima.
Assim como as válvulas do coração servem para permitir a passagem do sangue bombeado, as de um motor de moto são responsáveis por garantir que a mistura de ar e combustível siga para dentro dos cilindros. ... No direto, o contato do comando vai no tucho e realiza a abertura da válvula.
A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.
Responsáveis pela entrada e saída de ar do motor, as válvulas são extremamente importantes para o funcionamento do veículo. ... Elas estão presentes no cabeçote do motor, subdivididas pelos cilindros em igual quantidade. As duas são responsáveis pela entrada e saída da mistura do ar no cilindro.
Isso é um sinal claro de que as válvulas estão batendo. ... A verdade é que uma folga nas válvulas é natural, pois existe o dilatamento das peças do motor, em função do calor produzido pela queima de combustível. O problema ocorre quando essas válvulas acabam apresentando uma folga maior que a medida aceitável.
sintoma de valvula empenada: com o carro ligado, vê até o escape e observa a saida dos gazes, com a valvula empenada fica meio embaralhado.
Pra saber se tem folga dos anéis em relação a camisa, que é o que importa, vc tem que tirar o anel do pistão e colocar dentro da camisa de forma alinhada como se estivesse na canaleta do pistão, aí vc veja a folga da abertura das duas extremidades do anel, o ideal é que elas fiquem praticamente enconstadas, apenas um " ...
O consumo excessivo de óleo lubrificante, que é um dos sintomas de desgastes nos retentores de válvulas, quando não resolvido, pode causar grandes problemas e gastos para o dono do veículo.
Atenção especial ao escapamento Ligue o carro, deixe o motor aquecer e realize algum gasto de combustível que resulte em fumaça no escapamento. Se o resultado for uma fumaça anormal, de odor forte ou muito escura, há um claro indicativo de que o motor está com problemas.
A fumaça branca saindo do escapamento pode revelar a presença de líquido do sistema de arrefecimento dentro dos cilindros. Comumente, isso ocorre quando há problema na junta do cabeçote do motor. ... Outro tipo de fumaça branca que nada tem a ver com motor fumando diz respeito ao vazamento de fluido do sistema de freio.
Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”. Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um 15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.
Em casos mais 'simples' o motor pode passar pelo conserto das pessoas internas que foram comprometidas, mais conhecida como retífica. Quanto mais houver a queima de óleo, mais comprometido o motor do carro estará e consequentemente mais cara a retífica a ser realizada. Manutenção automotiva é investimento!
Por que o motor queima óleo? As causas para o motor estar queimando óleo são diversas e podem ou não estar relacionadas com a atenção (a falta dela) dispensada pelo proprietário em relação à manutenção do veículo. Um dos motivos mais frequentes para que isso ocorra é o esquecimento.
Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.