Os primeiros registros de carrancas no Brasil, mas precisamente no Vale do rio São Francisco, datam da segunda metade do século XIX, com indícios desses ornamentos em embarcações que circulavam pelo São Francisco, rio que corta os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
A carranca, a partir dessa lenda, era colocada na frente das embarcações para espantar esse terrível monstro. Outro paralelo que podemo fazer é com os Vikings, uma vez que também tinham esculturas de seres na ponta de suas embarcações.
As primeiras referências às carrancas datam de 1888. A carranca era construída no início com um objetivo comercial, porque a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio e os barqueiros usavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação.
Severino Borges de Oliveira
Carranca é o nome dado para uma fisionomia muito feia e que conota mau humor. Está relacionada com as esculturas típicas das embarcações que navegam pelo rio São Francisco.
O significado da tatuagem Hannya pode servir como amuleto contra maus agouros, sentimentos negativos dos outros e nossos próprios demônios.
Resposta. Resposta: carranca significa; Cara muito feia, sisuda, sombria e mal-humorada. desanuviar significa;Dissipar, dispersar as nuvens de vento: o vento desanuviou o horizonte.
A carranca é uma escultura, feita de madeira ou barro, que apresenta um rosto com zoomorfização, que é uma mistura de características humanas e animais. O modelo mais conhecido é o vampiresco, com dentes pontudos e afiados como o de um vampiro; boca, olhos e nariz costumam ser grandes e vermelhos.
As características mais comuns das carrancas são os olhos esbugalhados, orelhas grandes e pontudas, uma juba generosa, dentes como presas afiadas, narinas abertas e língua à mostra.
Caracas tem um clima tropical com muito pouca variação entre verão e inverno temperaturas. Situado em um vale cerca de 900 metros acima do nível do mar, seu clima é frequentemente descrito como a sua melhor característica: nunca frio, raramente muito quente.
A característica plástica predominante em todas as carrancas, corresponde ao fato delas apresentarem fisionomias de animais, cabeças de humanos e vice-versa. E o traço mais marcante dessas figuras são as vastas cabeleiras e os olhos de humanos que elas possuem.
Diz a lenda que diversos espíritos habitam as águas do rio São Francisco e para se proteger de embarcações viradas por eles, os pescadores começaram a colocar nas suas proas imagens que remetem a metade gente, metade animal. São as carrancas, capazes de afastar o mau-olhado, o azar e as assombrações.