Considerando uma calopsita de padrão cinza, os machos costumam ficar com o rosto mais amarelo, com aquela simpática mancha alaranjada nas bochechas muito bem marcada. Já nas fêmeas, o tom das bochechas geralmente é mais claro, e seu rosto, de um tom de cinza ou de um amarelo bem suave.
Fatores que podem causar: Sombras no viveiro, luzes piscando ou fachos de luz; Pancada de vento mais forte ou que mova o lençol; Insetos como baratas, besouros voando, ratos; Fogos de artifício e demais de festas tipo juninas; Pequenos tremores de terra, relâmpagos ou trovão; Barulhos fora do habitual da casa.
Entre as causas mais comuns de diarreia em calopsita podemos citar: Alimentação inadequada: o excesso ou mesmo o consumo esporádico de certas sementes, frutas e legumes pode levar ao amolecimento das fezes; Ascaridíase: causada pelo parasita Ascaridia galli, afeta o intestino delgado, provocando diarreia de calopsita.
A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.
A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.
Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente. Antes procure um médico veterinário para um diagnóstico definitivo.
O tratamento da coriza é feito normalmente com medicamentos que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, sendo recomendado na maioria das vezes a utilização de remédios que combatem a gripe e a alergia, como antialérgicos e antitérmicos.
Fornecer as aves uma solução de 8 litros de água para 1 ml de creolina, até desaparecer os síntomas; Passar nas verrugas banha com querosene (3:1), deve-se armonar a banha e acrescentar o querosene e misturar bem. Passar essa mistura na parte afetada uma vez ao dia até secar.
A coriza infecciosa é uma doença bacteriana muito comum às aves. A coriza infecciosa, vulgarmente denominada gôgo, é uma doença bacteriana respiratória aguda, subaguda ou crônica, altamente contagiosa, que afeta, principalmente, o trato respiratório superior das aves.
Segundo o especialista, a coriza é fácil de ser evitada, desde que sejam tomadas algumas regras de biossegurança. – É necessário evitar a friagem, a umidade, o vento direto nas aves e conservar as instalações bem limpas. Desta forma, se consegue evitar a coriza.