Recomendamos que os coelhos sejam soltos, somente sob supervisão. ... Se você quiser criar seu coelho solto no quintal, precisa lembrar que ele ficará sujeito as variações de temperatura, umidade, sol, chuva, frio, vento, além de predadores, e que será necessário providenciar um abrigo para ele se proteger.
Uma das principais características dos coelhos é o ciclo curto de produção. Elas passam por um período de 31 dias de gestação e produz, em média, 50 filhotes em até oito partos por ano. ... Aos 35 dias de vida, os filhotes são desmamados e vão para a engorda, onde ficam até o ponto de abate, em torno dos 90 dias.
Ambiente São indicados locais arejados, com temperatura entre 15 ºC e 2 5 ºC e boa luminosidade. Evite lugares com muito movimento na vizinhança ou com barulho que possa estressar os coelhos. >>> Coelhário Instale em local que possa ser ampliado, caso haja necessidade de expandir a atividade.
É importante garantir, no entanto, um ambiente arejado e bem iluminado para a criação. O ideal é que o ambiente tenha temperatura na faixa 15 aos 25 graus, embora eles suportem até 30 graus. A correntes de vento sobre o criatório devem ser quebradas. O coelheiro pode ser aberto ou semiaberto.
Mantenha a temperatura do cômodo que os filhotes se encontram entre 18º e 20º C. Os filhotes de lebres não suportam temperaturas elevadas. Se o cômodo estiver em uma temperatura inferior à 18º C, acrescente uma compressa quente em uma das extremidades da toalha ou da camisa. Ajuste-a para o mínimo.
Não ofereça temperos, como salsinha, cebolinha e verduras claras, como alface. Lembrando que quanto mais verduras ele consumir, mais cheiro forte a urina terá. Por isso é importante alimentar seu coelho de forma controlada. Não ofereça frutas nem cenoura aos coelhos, esses alimentos podem causar constipação.
O coelho não deve ficar em contato com sua própria urina e fezes, por isso a importância da grade inferior. Você deve colocar uma madeira para ele deitar e descansar os pezinhos, pois a grade pode causar calos. Faça uma caminha com cepilho, feno ou palha e logo ele irá procurá-la. Eles adoram uma toca!
Como coelhos são tímidos por natureza, a bronca faz mais mal do que bem no sentido de repreender as mordidas. Se ele morder, afaste-o com cuidado. Diga algo gentil a ele e o afague depois. Repita este comportamento sempre que necessário, até ele parar de morder.
SINAIS DE MEDO: Quando estiver com medo, seu coelho apertará bem as orelhas contra a cabeça, tentando reduzir sua silhueta para não ser visto por um predador, e seus músculos faciais parecerão tensos. Dessa maneira, seus olhos parecerão saltar da cabeça.
O coelho é um animal que representa fertilidade, nascimento, vida nova. Esse bichinho simpático é famoso pela enorme capacidade de reprodução. Depois da primeira ninhada, a fêmea entra no cio a cada 10 dias. Mas ela não deve cruzar toda vez porque senão vai viver menos.