Matemática. Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata.
Como o resto da divisão foi zero, dizemos que está é uma divisão exata. Se quisermos verificar se nossa divisão está correta, podemos multiplicar o quociente pelo divisor, isto é, 25 x 5 = 125. O resultado deve ser exatamente o dividendo, no caso 125. Esse processo é conhecido como a prova real da divisão.
Para encontrar o resto, apenas realize a divisão. Conforme as propriedades citadas acima, haverá um momento em que não será mais possível dividir, pois o número restante será maior ou igual a zero e menor que o divisor. O número um é maior ou igual a zero e menor que três, que é o divisor. Assim, um é o resto.
O Quociente de Liquidez Corrente relaciona o quanto temos de disponíveis e conversíveis de curto prazo em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo. É encontrado dividindo-se o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
Onde o quociente de liquidez imediata se trata de um Índice conservador o qual considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. De certa forma ele exclui além dos estoques as contas e também os valores a receber.