Resposta. Resolve-se primeiro as multiplicações e divisões, depois as somas e subtrações. Na divisão entre duas frações, multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor.
Toda equação fracionária algébrica possui no seu denominador uma incógnita. Devemos sempre observar as restrições, pois não podemos ter divisões por zero.
Uma fração imprópria pode ser convertida em um número misto da seguinte maneira:
Para transformar uma fração imprópria em um número misto, faça a divisão inteira do numerador pelo denominador. O quociente será o primeiro número, o resto será o novo numerador e denominador permanece.
Para transformá-la em número misto, basta dividir 7 por 3, que dá quociente 2 e resto 1. Logo, o número misto será 2 e 1/3. Para fazer a transformação contrária, ou seja, transformar o número misto 2 e 1/3 em uma fração imprópria, basta multiplicar o denominador 3 pelo 2 e somar 1. Logo, a fração imprópria será 7/3.
As frações impróprias são maiores que um inteiro, ou seja, o seu numerador é maior que o denominador. A fração é uma fração imprópria, pois 5 (numerador) > 3 (denominador), veja como representaríamos: significa que repartimos um inteiro em três partes e consideramos 5.
- fração própria: o numerador é menor do que o denominador; - fração imprópria: o numerador é maior do que o denominador mas não é múltiplo do mesmo; - fração aparente: o numerador é um múltiplo do denominador.