Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor. (eu) Quebrei meu relógio. (tu) Fizeste tua roupa?
Os pronomes possessivos mantêm uma estreita relação com os pronomes pessoais pois indicam aquilo que cabe ou pertence aos seres indicados pelos pronomes pessoais. ... Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc.
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem à aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso.
O, a, os, as são pronomes demonstrativos quando equivalem a isto, aquilo, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Exemplo: Leve o (=aquilo) que lhe pertence. Mesmo e próprio são pronomes demonstrativos quando reforçam pronomes pessoais ou fazem referência a algo já expresso.
Uso dos pronomes demonstrativos
Os pronomes demonstrativos marcam a posição espacial de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. ... Os demonstrativos de primeira pessoa podem indicar também o tempo presente em relação a quem fala ou escreve.
A maior diferença é que os adjetivos demonstrativos não utilizam sinais diacríticos (acentos gráficos) acima da primeira vogal como normalmente acontecem com os pronomes (apesar de que de acordo com a Academia Real Espanhola, só é tecnicamente necessário acentuar os pronomes quando houver ambiguidade), e os adjetivos ...
Resposta. palavra que representa um nome, um termo us. com a função de um nome, um adjetivo ou toda uma oração que a segue ou antecede.
O pronome "este" se refere ao mais próximo, ao citado mais recentemente. Nesse caso, é o Paulo. "Aquele" se refere ao mais distante, ao anterior - no caso do exemplo, Pedro.
Bem, voltando ao Renato Russo: O Brasil é o país onde ele estava, no caso, algo PERTO dele ( a pessoa que fala),portanto o correto seria “Que país é ESTE.”, só que, cantando, “ESSE” soa muito melhor e todos deixaram de lado as regras gramaticais.
1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.
Os pronomes interrogativos são aqueles utilizados para expressar perguntas diretas e indiretas e, por isso, possuem valor e uso específicos. Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas. Exemplos de orações interrogativas diretas: Que dia é hoje?
As palavras quando, onde, como e porque são advérbios interrogativos, porque não substituem nenhum nome e porque exprimem uma ideia de tempo, lugar, modo ou causa relativamente à acção expressa pelo verbo.
Pronomes interrogativos diretos e indiretos Os pronomes interrogativos que, quem, qual e quanto são usados tanto em interrogações diretas como em interrogações indiretas.
Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.
Perguntas diretas são aquelas que têm ponto de interrogação. ... A dificuldade aparece quando a pergunta é indireta – Nessas construções, não há ponto de interrogação e a pergunta está implícita. Geralmente expressa dúvida, certeza, conhecimento, desconhecimento. Ela é muito comum.
Os pronomes interrogativos são os que indicam interrogativas diretas ou indiretas. Tal categoria é tida como uma espécie de pronome indefinido. São divididos em variáveis (qual/quanto) e invariáveis (quem, que).
Principais pronomes indefinidos
Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo.