Reprodução do periquito-da-caatinga A câmera de postura mede 25 centímetros de diâmetro e a forragem é feita com materiais secos e que absorvam os dejetos dos filhotes, como madeira triturada e capim seco. Depositam em média 9 ovos que são incubados durante cerca de 25 dias.
Procure segurar o filhote o mínimo possível, principalmente durante as primeiras semanas. O filhote de periquito é bastante frágil, com um pescoço longo que ainda não segura sua cabeça apropriadamente. Seja muito delicado e movimente-se devagar sempre que for mexer com o pássaro.
Também não desprezam as flores adocicadas do suinã, flores, néctar, mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros e jaqueira provavelmente insetos e suas larvas, também comem semente de girassol. Um dos belos frequentadores dos comedouros com frutos e girassóis disponíveis nas cidades).
Somente pessoa física poderá tornar-se criador amador de passeriformes. Após o acesso ou recadastramento, o criador deve verificar no órgão estadual de meio ambiente de sua localidade a situação de sua(s) licença(s), a fim de proceder à homologação de registro e vistoria presencial para o exercício da atividade.
O interessado deve se cadastrar no site do IBAMA e comparecer em uma unidade do IMA, com seus documentos pessoais em mãos para que sua inscrição seja homologada e o boleto referente à taxa da licença, no valor de R$ 90, seja emitido.
É necessário que o interessado em iniciar a criação, após ter efetuado o cadastro na página do IBAMA(CTF)-EM SERVIÇOS ONLINE- e selecionado a categoria correspondente (20.