Dislalia – Distúrbio benigno da linguagem caracterizado por omissões ou substituições errôneas de consoantes. É a típica conversa do personagem Cebolinha. Bons resultados com fonoterapia. Disartria – Articulação inapropriada das palavras.
A disartria é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade de articular os músculos da fala, o que implica numa dificuldade na produção de fonemas. De uma maneira leiga, a disartria costuma ser referida como "fala enrolada," à semelhança com a fala de uma pessoa alcoolizada.
A fala de pacientes com este tipo de disartria é denominada de escandida ou “scanning speech”, caracterizada por pausas depois de cada sílaba e lentificação das palavras(4). Estas alterações referem-se à prosódia, que consiste em enfatizar sílabas de forma diferente da habitual(1).
Existem condições de saúde como inflamação, fadiga ou alterações nos níveis de glicose no sangue que podem ser associadas à confusão mental....Outras condições incluem:
Os sinais mais comuns que podem ser indícios de confusão mental são:
Confusão mental pode ter várias causas, orgânicas ou inorgânicas (como o uso de alguma droga ou medicamento, por exemplo). Se é algo passageiro, que não traz prejuízo, não há com que se preocupar. Caso tenha dúvidas, procure um profissional psicólogo para avaliar o seu caso.