O complemento nominal pode ser representado por um substantivo, por um pronome, por um numeral e por uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Exemplo de complemento nominal representado por um substantivo: Prédio: Já terminou a construção do prédio.
Complemento nominal é o termo da oração que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo, advérbio), mas com valor passivo, ou seja, é alvo da ação expressa por esses nomes. Por exemplo, na frase: "Os alunos tinham amor à escola", a escola é alvo do amor dos alunos. Por isso, é complemento nominal.
O complemento verbal é um dos termos integrantes da oração que tem como intuito completar o sentido de um verbo. ... Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase.
Já a preposição por faz a ligação entre o sintagma nominal «o porte de arma» (termo regente) e o sintagma nominal «a população» (termo regido). É assim feita a relação entre o agente da acção («a população») e a acção praticada («porte de arma»).
Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Para que se estabeleça uma relação adequada de regência entre os nomes, é necessário observar a relação de sentido entre as palavras (termo regente e termo regido) no contexto em que são empregados e também a preposição que acompanha o termo regente.
a) Quando o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou advérbio, temos um caso de regência nominal. Exemplo: Este é o livro sobre o qual lhe falei.
d) Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido. ... Os verbos de ligação e os verbos impessoais sempre serão intransitivos. Exemplo: O menino parece triste.
*É comum ocorrer inadequações no uso da regência nominal nas falas cotidianas. A que isso se deve?* a) Aos falares cotidianas que se adequam as situações informais, que pretendem rigidez linguística . ... pretendem rigidez linguística.
Resposta. A alternativa b é a incorreta. A regência verbal do verbo esquecer é: Esquecer: Sair da memória- sem preposição.