Grupos de microrganismos
Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os “bons”, os “maus” e os perigosos.
Nutrientes: Como todo ser vivo, os microrganismos precisam de nutrientes para sobreviver. Assim como os alimentos são uma fonte de nutrientes para o nosso desenvolvimento, eles também tem essa função para os microrganismos.
Resposta. iorgutes, produzidos através de lactobacilos. Pães, cerveja, vinho e alguns queijos produzidos através de fungos uma espécie de leveduras.
No cultivo de plantas transgênicas, técnica que pode contribuir de forma significativa para o melhoramento genético de plantas, os microrganismos são utilizados na transformação genética destas plantas, inserindo genes de interesse agronômico, visando o aumento da produção de alimentos, fibras e óleos, como também na ...
A Microbiologia é, basicamente, a área da biologia e da biotecnologia que estuda microrganismos, ou seja, organismos que não podem ser vistos em detalhe a olho nu. ... Bactérias, fungos, vírus, protozoários, microalgas, são todos exemplos de organismos que se encaixam na área de estudo desse ramo.
O conhecimento fisiológico sobre um microrganismo permite que a industria possa entender as exigências nutricionais e ambientais para que um microrganismo se desenvolva. Por exemplo, uma bactéria mesofila anaeróbica fermentadora de glicose irá precisar de um meio de cultura anaeróbico e rico em glicose.
A Microbiologia industrial é a área da Microbiologia que utiliza micro-organismos em processos industriais com objetivo de produzir bens e serviços.
Grande parte das evoluções tecnológicas da agricultura estão relacionadas ao uso da biotecnologia. A biotecnologia é o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de micro-organismos, plantas e animais, com o intuito de obter processos e produtos específicos de interesse da sociedade.