Primeiros passos na criação de ovinos
A vaca dá cria uma vez por ano. Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare. A arroba do boi, hoje está em 60 reais.
Os métodos naturais de produção de ovinos apresentam uma única parição durante o ano com as ovelhas parindo na primavera com um intervalo entre partos de 12 meses. Se as ovelhas não forem fecundadas e permanecerem no rebanho, o intervalo entre partos passará para 24 meses.
Pode-se presumir que a ovelha vai parir quando se afasta dos outros animais. Além disso, ela mostra-se inquieta e perde o apetite. Após a preparação para o parto, a vulva incha e fica avermelhada e a pele encontra-se “solta”. Depois começam as contrações e, logo, a bolsa estoura.
35 dias
Quando a ovelha está no cio o carneiro apresenta o reflexo de Flehmen, retraindo o lábio inferior, levantando o superior e cheirando o ar, possibilitando a identificação de feromônios produzidos pelas fêmeas durante o cio.
Para induzir e sincronizar a ovulação das ovelhas de forma natural, utiliza-se o efeito macho. O efeito macho é o nome dado à técnica de inclusão do carneiro em um rebanho de fêmeas ovinas após um período de ausência de macho no rebanho de fêmeas, induzindo e/ou sincronizando a ovulação.
outra forma possível de sincronização é a utilização de hormônios. Na prática, o que precisa ser feito é o seguinte: separar as fêmeas do contato com machos (não podem ver, ouvir nem sentir o cheiro deles), por um período de 60 dias (existem trabalhos que demonstram que menos tempo também tem seu efeito).
21 dias
Um modo prático para observar quando o rufião (monta controlada e inseminação artificial) ou o carneiro (monta natural) realizou monta sobre a fêmea é utilizar tinta para marcar as ovelhas.
Os 10 Mandamentos do transporte de ovinos e caprinos
Existem três maneiras de ser fazer uma estação de monta em cordeiros
15 – 18 anos
Em regiões semi-áridas, como o Nordeste brasileiro, ao se buscar um intervalo entre partos de sete a oito meses, o início de uma nova estação de monta deve ocorrer preferencialemente entre 45 a 60 dias após o primeiro parto ter ocorrido no rebanho.
Recomenda-se vermifugar as cabras duas a três semanas antes da estação de monta, um mês antes e dez a quinze dias após a parição. ... Porque as cabras lactantes pro- movem maior disseminação de ovos de helmintos nas pastagens, ocasio- nando contaminação dos animais jo- vens.
Caso a cabra esteja prenha, o ânus se afastará da região da cauda, e a vulva ficará mais comprida, parecendo uma lágrima. Procure o veterinário, ou peça que ele venha até seu rebanho. O veterinário pode fazer um exame de sangue para verificar a gravidez da cabra.
Alguns cuidados durante a gestação:
12 meses
Fornecer grãos extras, feno e aveia para as suas cabras pode ajudar a engordá-las. Limite cerca de 400 a 600 gramas de grãos por dia. Alfafa e milho em grãos irão ajudá-las a ganhar peso, mas elas podem comer em excesso esses alimentos.
cabra Saanen