De acordo com a pauta que trata do(s) objetivo(s) da comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento, criada pela ONU, busca-se um alinhamento entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Por proposta do Pnuma, foi criada a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMED), com a missão de promover o diálogo entre países ricos e pobres sobre as questões de meio ambiente e desenvolvimento e de definir formas de cooperação entre ambos.
10 Anos do Relatório Brundtland Em 1983, em resposta a uma decisão da 38ª Assembléia-Geral da ONU, foi estabelecida a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela então Primeira-Ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland.
O desenvolvimento sustentável é um importante conceito criado para melhorar a preservação do meio ambiente de modo a garantir um futuro melhor para as próximas gerações. O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais.
Ainda assim, a Conferência de Estocolmo entrou para a história como a inauguração da agenda ambiental e o surgimento do direito ambiental internacional, elevando a cultura política mundial de respeito à ecologia, e como o primeiro convite para a elaboração de um novo paradigma econômico e civilizatório para os países.
Trata-se. a. da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Cúpula da Terra, ocorrida em 1992.
Foi um dos acontecimentos mais importantes sobre a questão ambiental e o desenvolvimento, vinculando estreitamente a economia e ecologia e estabelecendo o eixo em torno do qual se deve discutir o desenvolvimento, formalizando o conceito de desenvolvimento sustentável. Trata-se. a.
A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.
Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, ...
O motivo principal para estudar Ciências Ambientais é, principalmente, a vontade de ter um mundo melhor, mais limpo e que não seja uma ameaça para as próximas gerações. Trata-se de empreender projetos e encontrar apoio suficiente para conseguir realizar estes projetos.
Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.
Enfermagem trabalha com o meio ambiente que interfere na saúde e na qualidade de vida das pessoas, um ambiente saudável propicia melhores condições de vida à população. A enfermagem deve estar atenta, pois não é necessário tratar só a doença, e sim tratar o meio contaminante.
O profissional enfermeiro e sua equipe devem elaborar ações de promoção à saúde, buscando estratégias coletivas e sustentáveis de saúde e ambiente, identificando e solucionando problemas ambientais (CEZAR-VAZ, M. R. et al).