40 mg
-Hil., conhecida popularmente como erva-mate, é uma árvore nativa da região sul da América do Sul, pertencente à família Aquifoliaceae. Apresenta em sua composição química vitaminas, aminoácidos, saponinas, taninos, flavonóides e, principalmente, metilxantinas, destacando-se a cafeína.
Um dos principais malefícios do chimarrão é que a temperatura da água pode causar danos, como lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago.
E tem quantidade ideal para se tomar por dia? "O ideal é não passar de um litro por dia. E pode ser tomado em jejum sim. Se a pessoa segue algum protocolo de emagrecimento com o jejum intermitente, o chimarrão não quebra o jejum, só a erva não conter açúcar", responde a nutricionista.
O chimarrão tira o sono? Sim. Por conter cafeína, pode causar insônia em pessoas mais sensíveis. Não é recomendado o consumo a noite por ser um estimulante do sistema nervoso.
Conheça 10 benefícios do chimarrão.
Por ser uma bebida diurética (auxiliando o corpo na eliminação de líquidos) o chimarrão (mate) não hidrata. Aliás, muito pelo contrário, não substitui a ingestão de água.
O chá-mate não é recomendado para pessoas hipertensas. Não é o seu caso? Então, apenas evite a bebida à noite, pois tem efeito estimulante e pode atrapalhar a qualidade do sono ou, pior, provocar insônia. Se você já dorme mal, beba a última xícara no máximo às 5 da tarde.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.
O hábito de tomar um chá antes de dormir é bastante comum e pode melhorar a qualidade do sono ao diminuir a ansiedade....Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono
Não consigo dormir, o que fazer?
Insônia — 10 dicas para dormir melhor
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Para conseguir você deve seguir os seguintes passos: - Expirar completamente o ar de seus pulmões; - Em seguida, fechar a boca e inalar o ar pelo nariz enquanto conta até quatro, mentalmente; - Depois, segurar a respiração por sete segundos e expirar o ar pela boca contando até oito.
Confira 13 dicas de como dormir rápido e coloque seu sono em dia:
Assim, algumas ótimas dicas para tirar o sono durante o dia, incluem:
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
A Modafinila é o princípio ativo de um remédio usado no tratamento da narcolepsia, que é uma condição que causa sonolência excessiva. Assim, este remédio ajuda a pessoa a se manter acordado por mais tempo e reduz a probabilidade de ocorrência dos episódios de sono incontrolável.
O café é um estimulante que, na maioria dos casos, deixa a pessoa alerta. No entanto, para algumas pessoas acostumadas a tomar doses mais altas de cafeína durante o dia, o café não apresenta esse efeito. De qualquer forma, não é recomendado consumir café durante a noite.
Nos receptores do cérebro, a substância bloqueia a chegada da adenosina, que diminui a atividade do SNC quando estamos prestes a dormir, por exemplo. Ao barrá-la, a cafeína faz com que o nosso corpo fique em alerta.
Evite o consumo de café, chás ou refrigerantes à base de cola antes de dormir. Estes alimentos contém cafeína e prejudicam o sono. Para se ter uma noção, o tempo de permanência da cafeína no organismo é de aproximadamente oito horas; Procure dormir ao menos oito horas por noite.
Um desses receptores é o do neurotransmissor adenosina, uma substância química, produzida pelos neurônios com função de induzir o sono e o relaxamento. E, quando a cafeína se liga aos receptores de adenosina, bloqueia a ação desse neurotransmissor e assim ficamos mais dispostos e alertas.
É recomendado evitar o consumo em excesso dos energéticos. Todos esses efeitos como ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, podem comprometer o sono. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir.
Já seu pico de ação acontece entre 30 e 60 minutos após o consumo, dependendo do metabolismo de cada pessoa. A substância permanece no corpo de três a seis horas, até ela ser metabolizada pelo fígado e excretada na urina.
Por serem ricos em cafeína, quando consumidos em excesso, energéticos provocam insônia, palpitações, dores no estômago e tonturas.