EIXO DO ASTIGMATISMO, VARIA DE 1 A 180 GRAUS Esse grau de perto é sempre somado ao grau de longe e é sempre precedido de um sinal positivo (+). Por exemplo, se uma pessoa tem +2,00 graus para longe (hipermetropia) e necessita de uma adição de +3,00 para perto, o seu óculos de perto vai ser de +5,00 (+2,00 + 3,00).
EIXO – Indica a localização do Astigmatismo. DP – Distância Pupilar, ou seja,distância entre uma pupila e outra. DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila) AO – Ambos os Olhos.
O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. E o valor do eixo pode variar de 0 a 180 graus. O astigmatismo cria diversos pontos focais em nossos olhos, quando o normal é que se tenha apenas um ponto focal.
Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos.
O grau cilíndrico é o grau das lentes para corrigir o astigmatismo. As lentes recebem esse nome devido à forma cilíndrica que possuem. O astigmatismo é um problema que ocorre quando uma córnea se estende para um formato assimétrico e irregular.
Longe e Cilindro Na lacuna ao lado do termo “Cilindro” ou “Cil.”, o oftalmologista irá indicar o grau cilíndrico da lente. Esse é o grau dos seus óculos em caso de astigmatismo. O grau de astigmatismo é sempre precedido do sinal negativo e deve ser acompanhado de um valor de grau do eixo.
A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. ... E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.