Uma turbina hidráulica é uma máquina que transforma a energia de um jato d'água em energia mecânica por meio de um sistema de pás giratórias. ... As lâminas do impulsor desviam o fluxo da corrente para transformar a energia cinética e a energia de pressão ou para trocar o momento do fluido com um momento de força no eixo.
Nessas turbinas, a pressão da água é primeiro transformada em energia cinética pelo bocal, que acelera a água até uma alta velocidade. O jato d'água é dirigido para uma série de conchas curvas montadas em torno do rotor. Turbinas Pelton trabalham com velocidades de rotação mais altas que os outros tipos.
A turbina Pelton transforma a energia hidráulica no impulso de um ou mais jatos de água a uma velocidade muito alta para a energia cinética (rotação). ... O jato de água atinge várias pás em forma de tigela, que são características do tipo de turbina. No eixo da turbina existe um gerador que produz energia elétrica.
A turbina Francis, que é uma espécie de turbina a jato de água, usa a energia cinética da água da torneira como energia de pressão para girar uma roda d'água. ... Depois de agir no corredor na forma de uma xícara de café, a água sai com a energia cinética e com a energia potencial minimizada e o vórtice também desaparece.
A turbina Kaplan é uma turbina hidráulica. ... A única diferença entre as turbinas Kaplan e a turbina Francis é o rotor. Este assemelha-se a um propulsor de navio (similar a um hélice). Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás.
Tipos de turbinas hidrelétricas: Francis, Pelton e Kaplan Existem três tipos principais de turbinas, dependendo do volume de água ou da diferença de altitude: turbina Francis, turbina Pelton e turbina Kaplan. A turbina Francis foi desenvolvido em 1848 do engenheiro anglo-americano James B.
Uma turbina é constituída basicamente por cinco partes: caixa espiral, pré-distribuidor, distribuidor, rotor e eixo, tubo de sucção.
Turbina de reação é uma máquina hidráulica que converte energia mecânico-hidráulica, das formas cinética e de pressão, em energia mecânico-motriz. A água, à saída do rotor, pode estar a pressão positiva, negativa ou nula em relação a pressão atmosférica.
As turbinas Michell-Banki, ou turbinas Ossberger, são muito usadas em micro e minicentrais (abaixo de 1000 kW) devido a sua facilidade de fabricação, baixo custo e bom rendimento. Estes equipamentos são compostos por um distribuidor, um rotor, um tubo de sucção e a carcaça (ou voluta).
A turbina converte o gás de escape do motor em energia mecânica para acionar o compressor. ... Esta queda de pressão é convertida pela turbina em energia cinética para mover o rotor da turbina. Há dois tipos principais de turbinas: radial e axial.
Especificações
Para calcularmos a energia hidráulica utilizamos a seguinte formula:
Multiplique a altura de queda líquida em metros pela vazão em litros por segundo vezes 9,81, que é a aceleração da gravidade, medida em metros por segundo. Isso resultará na potência hidráulica em watts.
3600 litros
Em média, são consumidos 240 quilowatts hora por mês. Para gerar toda essa energia seriam necessários 1,6 milhões de litros de água. Ou seja, 1,6 mil caixas d'água de mil litros.
Assim kW significa Quilowatt que é 1000 Watts. ... Por exemplo: um sistema de 1kW pode produzir 1 kW de potência em dias realmente ensolarados. kWh representa Quilowatt-hora. Um kWh é uma medida de energia (não potência).