Quais são as principais escolas da economia?
Nesse artigo irei te mostrar as sete das principais escolas do pensamento econômico e a influência de cada uma na forma que os economistas enxergam a economia.
Resposta. Explicação: Os economistas keynesianos defendem a demanda efetiva como determinante da renda na economia. Os economistas clássicos e neoclássicos, por sua vez, defendem que toda oferta gera sua própria demanda (Lei de Say), ou seja, são as condições de oferta que determinam a renda da economia.
Economia clássica é a primeira escola moderna de pensamento econômico. É geralmente aceito que o marco inaugural do pensamento econômico clássico seja a obra A Riqueza das Nações, do escocês Adam Smith.
Smith defendia que o trabalho deveria ser feito em etapas para que todo trabalhador melhorasse seu empenho ao longo da produção. Além disso, defendia que cada nação deveria produzir apenas alguns poucos produtos para vendê-los no mercado.
Defendia a liberdade contratual, pela qual patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho. Foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo (1777), onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow.
Conheça o economista mais influente do Brasil que está confirmado no CONGREGARH 2019. O presidente da Ricam Consultoria - prestadora de serviços na área de negócios e economia global -, Ricardo Amorim, atua no mercado financeiro desde 1992.
Paulo Roberto Nunes Guedes GCRB • GOMM (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1949) é um economista brasileiro, atual ministro da Economia do Brasil.
Bresser Pereira; Pérsio Árida, Paul Singer; Gustavo Franco; Maria da Conceição Tavares, Roberto Campos… Anderson, concordo! Temos muitos economistas bons no Brasil, alguns deles já apareceram em outros posts nossos, como Pérsio e Maria da Conceição Tavares!