No momento do parto, e fundamental que tenha um funcionário acompanhando, enxugando os leitões e coloca-los imediatamente para mamar. O inicio das mamadas ainda durante o parto, auxilia a matriz na liberação de ocitocina, melhora as contrações e a produção de leite.
Por causa do excesso de leite e sem amamentação, isso levará ao úbere duro, retardando a produção de leite e, como resultado, completa o úbere seco ou a secagem dos últimos mamilos. A base da boa produção de leite e sem problemas no parto começa na gestação.
Como substituto do leite da porca, pode-se utilizar leite de vaca, de ovelha ou de cabra, como mostra a tabela 3. - o ácido cítrico pode ser substituído por suco de limão, na dosagem de uma colher de chá até uma de sopa.
O açúcar pode ser substituído, com vantagens, pelo mel de abelha. Misturar bem e fornecer esta bebida aos leitões, 6 a 8 vezes por dia. Depois da terceira semana, é aconselhável juntar ao leite, fubá ou farelinho, para formar uma "papa" mole.
O recomendado é fornecer às matrizes em lactação ração equivalente a 1% do seu peso vivo, além de ½ kg a mais para cada leitão amamentado. Dessa forma, a fêmea em lactação não perde peso em excesso, além de o retorno do cio vir mais rápido.
Abortos precoces, até 35 dias de gestação (micro abortos), são atribuídos a fatores ambientais de estresse, como altas temperaturas (meses de verão), manejo de transferência de fêmeas, falta de água e a contaminação pelas micotoxinas.
O parto demora de quatro a seis horas e o intervalo entre o nascimento dos leitões varia de 10 a 20 min....
AMBIENTE - locais longe de outras criações são mais indicados para o bem-estar dos suínos. O terreno deve ter área plana ou com um pouco de declive. Nas instalações, opte por piso de concreto sem que seja muito liso nem muito áspero. No entorno, mantenha um gramado aparado.
Segundo MORRISON (1950) e FISHWICK (1953) não se deve dar aos suínos uma quantidade maior de soja do que aquela necessária para equilibrar a ração, e que, a soja crua nunca deve ser dada às porcas em prenhês adiantada e alei- tando porque prejudica a vitalidade das crias; entretanto pode-se dar-lhes a soja cosida ou ...
É possível fazer misturas com vários ingredientes concentrados sem qualquer problema. ... Felizmente, a menor tostagem não representa nenhum perigo para ruminantes (bois, vacas, carneiros, etc.), sendo realizada em função do uso desses ingredientes pelos monogástricos (porcos, galinhas, cavalos, etc.).
grãos de sorgo (em%) Para porcos, grãos não esmagados não são necessários, pois não serão digeridos. Para as aves, que são granívoras, ocorre o oposto.
“Com o uso da soja desativada conseguimos ter uma melhor qualidade nutricional da ração de frango, pois a absorção e aproveitamento dos nutrientes é maior, resultando em um índice de conversão alimentar melhor, o que contribui também para que o peso médio das aves seja maior”, comenta. ...
Fatores antinutricionais na soja crua Segundo Said (s.d.) a soja crua deve ser processada antes de sua utilização na alimentação de suínos e aves porque contém fatores tóxicos que podem causar efeitos deletérios sobre os animais.