Usada como forma de autoconhecimento, em tratamentos psicológicos e na área criminalista (embora não possa apontar um criminoso), a grafologia é uma ciência que estuda a escrita de uma pessoa, de modo a identificar traços de sua personalidade, bem como seu caráter e possíveis distúrbios emocionais.
A Grafologia é a ciência que estuda os estados biopsicossociais do ser humano por meio da escrita. Através de um manuscrito, um Grafólogo bem preparado consegue identificar centenas de características com precisão.
O estudo do pé e das partes das letras se chama Tipografia.
A letra de cada pessoa se distingue das outras. Isto faz com que a grafologia seja uma ferramenta muito útil em alguns julgamentos para determinar a autoria de diferentes crimes. Além disso, a escrita revela traços da nossa personalidade que podem ser analisados pelos especialistas.
Letras grandes denotam grande personalidade e extroversão. Letras pequenas, boa capacidade de concentração, talvez uma pessoa tímida e introspectiva. E se sua letra é de tamanho médio, pode significar que você é bem adaptável ao ambiente.
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
Escrever com força Existe um mito de que escrever com muita força, deixando o papel marcado no verso, é apontado como agressividade. Isso é um equívoco. Essa característica está associada à energia e vitalidade.
- A direção da linha: simbologia de entusiasmo quando a pessoa costuma escrever subindo a linha de escrita e pessimismo quando é para baixo. ... - O tamanho da escrita: introversão ou extroversão, sociabilidade ou timidez.
Por ser tão íntima, a letra pode revelar traços escondidos da sua personalidade, mas que os grafólogos (especialistas em análise de caligrafia) conseguem identificar. ... Letras muito grandes ou pequenas: letras grandes indicam pessoas expressivas; letras pequenas, alguém mais introvertido, reservado. 2.
Alterações na escrita por pressa A mudança (situacional, neste caso) ocorre porque a pessoa se “força” a imprimir velocidade muito maior do que está acostumada, descaracterizando sua escrita original (como acontece com “rascunhos”, por exemplo).
Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que esta triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.
Modo geral, escrever o próprio nome é uma ação marcada pelo prazer resultante do sentimento de ser capaz de escrever e de se reconhecer naquela escrita como um ser social, que tem um nome e é capaz de interagir com os demais seres.
Muitas pessoas têm o hábito de desenhar rabiscos enquanto falam ao telefone ou aguardam para serem atendidas em algum lugar. ... Embora esses desenhos casuais não possam dizer exatamente como somos, podem indicar alguns traços da personalidade que expressamos de forma inconsciente.
Significado de Rabisco substantivo masculino Risco tortuoso, e que nada representa, feito com pena, lápis etc.; garatuja, risco: página coberta de rabiscos. Esboço rápido de um desenho: rabisco de uma planta.
A linguagem visual é uma das principais formas de expressão e de entendimento do mundo na primeira infância. E esses desenhos e figuras abstratos feitos pelos pequenos têm nome: garatujas.
Elas podem indicar um rumo que você pretende tomar em sua vida. Se voltadas para cima, indicam que sua vida está sendo orientada para os outros. Quando voltadas para baixo, querem dizer que você está voltado para dentro de si mesmo. Á esquerda, indicam foco; à direta, planos para o futuro.
A garatuja é o nome dado aos rabiscos infantis. Eles podem até não fazer muito sentido, mas é uma maneira de o seu filho se comunicar. Os primeiros rabiscos, por volta dos 2 anos, são traçados longitudinais, desprovidos de controle motor e sem sentido. Todo o corpo acompanha o movimento.
Os 5 estágios de Piaget
O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Para ela é prazeroso desenhar, colocar a imaginação em exercício, brincar com cores e espaço. ...
Entenda mais sobre garatuja
Fases do desenho infantil: Quais são e principais características
O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.
Etapas de representação do desenho
Segundo Lowenfeld o desenho infantil passa pelos seguintes estágios: estágio das garatujas, que é divido em três fases: Garatuja desordenada, Garatuja ordenada e Garatuja nomeada, Estágio Pré-esquemático e Estágio Esquemático.
É papel do psicopedagogo compreender como os indivíduos constroem seu conhecimento, de como os aprendizados são familiarizados. Por isso é importante conhecer as etapas do desenho infantil. É a partir do desenho que as crianças se comunicam, expressam a sua visão de mundo.
No desenho infantil, o desenvolvimento acontece em dois aspectos. O primeiro aspecto está relacionado com o aspecto cognitivo. À medida que a criança reconhece objetos ela memoriza e aprende as formas. Assim, a criança consegue transferir esse conhecimento para o papel.