Estrutura Corporal Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo. Externamente, são revestidos pelos pinacócitos, células achadas e unidas.
1.
Resposta. As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa das esponjas. São secretadas pelos esclerócitos e são as responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.
Cauxi, Comum a diversas esponjas de água doce amazônicas, da fam. dos espongilídeos, cujas espículas silicosas podem causar irritação na pele; cabixi, cauí, cauixi, esponja-d'água-doce, paracutaca [Algumas tribos indígenas misturam as cinzas destas esponjas com argila, para a confecção de peças de cerâmica.].
A grande capacidade de regeneração das esponjas deve-se aos amebócitos, células totipotentes capazes de multiplicar-se e originar todos os tipos de células, reconstituindo as partes perdidas. São animais sem tecido verdadeiro, sendo assim tem grande capacidade de regeneração.
- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente: