NBR 14136
Retire o espelho da tomada e desparafuse a caixa. Meça, então, o ponto da tomada já existente até onde você quer uma nova. Deixe dois dedos de fita a mais: eles ficarão dentro da caixa já existente. Recorte dois centímetros do material que fica entre as fitas de cobre.
Passo a passo
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Como aumentar o número de pontos com tomadas elétricas
De acordo com o novo padrão de tomadas, o furo da esquerda da tomada é onde vai o neutro, o furo do meio é para o cabo de terra e o furo da direita é onde vai o cabo de fase. Em caso de tomadas 220 V fase e fase, os furos da lateral são para fase e o terra vai no meio.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
Para a cozinha, a Norma ABNT NBR5410 define que é importante ter uma tomada para cada 3,5 m. Além de saber o número de tomadas, é importante saber onde colocar as tomadas e interruptores para que eles atendam suas necessidades.
Todavia, para uma resposta mais simples, de acordo com a norma NBR 5410, no item 9.
Cada Elemento, Iluminação, TUG´s e TUE´s tem sua maneira de calcular a potência ativa sendo que o resultado deve ser em W (Watts). Para a Iluminação a potência total está em VA (Volt Ampere) e deve-se multiplicar por um Fator de Potência Adotada e assim converter em W.
TUG (Tomada de Uso Geral) Destinada à ligação de mais de um equipamento (não simultaneamente) e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc.
100 watts
Tabela utilizada para definira fator de demanda para circuitos de tomada (TUE). No exemplo que utilizamos são três circuitos de uso especial, e nesse caso, o fator de demanda é de 0,84. Agora basta multiplicar a potência de 9.
Para encontrar a potência demandada é necessário multiplicar a potência nominal por um fator de demanda (f). Sendo? P?_ 2 a soma das potências nominais dos aparelhos fixos e P_1a soma das potencias nominais de iluminação e demais tomadas.
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).