Basicamente, a circulação extracorpórea é uma técnica que visa substituir o trabalho do coração e dos pulmões por uma máquina externa ao corpo. Ela é utilizada para desviar para um dispositivo mecânico fora do corpo o sangue não oxigenado do paciente e devolver a ele sangue reoxigenado para a sua circulação.
Durante a circulação extracorpórea o sangue venoso é drenado para um reservatório e bombeado através de um oxigenador. O sangue oxigenado retorna para o recipiente através de um tubo conectado à circulação arterial.
Uma vez em CEC, o sangue que chega no átrio direito é desviado do organismo pelas cânulas e chega então num reservatório venoso. Em seguida, ele passa por um dispositivo onde é retirado o gás carbônico, em troca por oxigênio. Esse dispositivo faz a parte correspondente ao pulmão.
O CEC (sigla em inglês para "Controle de Eletrônicos de Consumo") é uma das funções mais usadas, e mesmo assim desconhecidas, do HDMI. Em modelos compatíveis, o recurso permite que televisores e os aparelhos conectados às suas portas HDMI possam "conversar" entre si.
O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo superado somente pelo carcinoma basocelular.
O Conselho Escolar é a instância máxima da escola. Ele é formado por segmentos, ou seja, representantes de pais ou responsável, estudantes, professores, funcionários e movimentos sociais comprometidos com a educação. Essa participação é o que tornará democrática a gestão da escola pública. ...
O que é grêmio estudantil e qual o seu objetivo? Grêmio estudantil faz parte da comunidade escolar, é uma entidade autônoma formada pelos estudantes com o objetivo de representar seus interesses na escola, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores.
Órgãos colegiados ou órgãos colegiais são aqueles em que há representações diversas e as decisões são tomadas em grupos, com o aproveitamento de experiências diferenciadas. No órgão colegiado inexiste a decisão de somente um membro. ...
A importância dos órgãos colegiados nas escolas é tema recorrente quando se aborda a gestão democrática, pois esses garantem, na forma da lei, a prática da participação na escola, na busca pela descentralização do poder e da consciência social entorno da oferta de uma educação de qualidade.
Criada para colaborar com a direção da unidade, a APM é uma ferramenta de gestão democrática na rede. A Associação de Pai e Mestres (APM) é uma das formas de participação da comunidade na administração escolar, ou seja, uma ferramenta de gestão democrática, assim como os Grêmios Estudantis e os Conselhos de Escola.
Para se constituir a Associação de Pais e Mestres - APM é necessário integração entre a escola e a comunidade, desse modo o(a) diretor(a) da escola, ou qualquer membro da comunidade que tomar a iniciativa, deve conscientizar pais, alunos, professores e servidores da escola quanto à finalidade da constituição da ...
Salienta-se que a APMF é “peça” fundamental para articular a comunidade à gestão da escola. da escola. No Projeto Político Pedagógico (PPP) se idealizam todas as ações a serem planejadas, devendo ser flexível e sujeito a alterações, pois expressa o momento político educacional, global e local.
Art. 9º O quadro social da APMF será constituído com número ilimitado das seguintes categorias de integrantes: efetivos, colaboradores e honorários: § 1º Serão integrantes efetivos todos os Pais, ou responsáveis legais, Mestres e Funcionários da Unidade Escolar.
A Associação de Pais e Mestres é uma instituição auxiliar da Escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade.
Todo início de ano, conforme o estatuto da instituição, é realizada a organização da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho Escolar, colegiados que representam os vários segmentos que compõem uma escola: alunos, pais, professores, funcionários e gestores. ...
Como a APM é organizada? Em escolas que recebem verbas via PDDE, as APMs devem ser entidades jurídicas de direito privado registradas em cartório e ter um estatuto. Os membros são eleitos em assembleias gerais por meio de voto secreto nas chapas concorrentes para mandatos de dois anos.
VI – arquivar notas fiscais, recibos e documentos relativos aos valores recebidos e pagos pela APM, apresentando-os para elaboração da escrituração contábil. (*)O cargo de Diretor Financeiro será sempre ocupado por pai ( ou mãe) de aluno.