Posso escolher qualquer universidade e curso no Sisu? No site do Sisu, enquanto o período de inscrições estiver aberto, o candidato pode escolher até duas opções de cursos em qualquer universidade federal ou estatual que tenha interesse e esteja participando do programa.
Mantenha sempre como primeira opção o curso em uma instituição que você mais deseja, e como segunda opção o curso que você deseja em uma instituição com a nota de corte mais baixa mas que fique em uma cidade na qual você tenha condições de viver.
O sistema do SiSU 2021.
Sim, contanto que tenha feito o Enem 2019. Porém, o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.
Por meio da lei vigor desde 10 de junho de 2014, em todas as seleções do serviço público federal é preciso reservar 20% das oportunidades para negros e pardos. A Lei 8.
Em geral, as cotas raciais são voltadas em especial para populações indígenas ou negras, a "população negra" de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, é a soma dos autodeclarados pretos e pardos, o IBGE, ultiliza apenas a categoria "pretos ou pardos" nos seus estudos e pesquisas.
Como o ProUni já é um programa voltado para alunos de baixa renda, as cotas são reservadas de acordo com critérios de raça/etnia e para pessoas com deficiência. Pessoas de baixa renda que não se enquadrem nos grupos mencionados acima podem participar do ProUni 2020 na modalidade de ampla concorrência.
Política de cotas na oferta das bolsas O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE.
Um desses documentos é a autodeclaração racial, destinada para candidatos pretos, pardos ou indígenas....Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário: