Se você usou a mistura de cimento e areia, deixe secar por 24h. Durante a secagem, você pode borrifar um pouco de água, para a cura dessa massa. Depois de retirar os vasinhos do molde, coloque-os em uma mistura de água e vinagre do dia para a noite, para neutralizar a mistura.
Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.
Como evitar um piso de concreto com fissuras?
Para evitar rachaduras, são necessários diversos cuidados na aplicação do piso de cimento queimado. Um dos mais importantes é posicionar juntas de dilatação no mínimo a cada 2 metros. Isso significa que o piso terá alguns pequenos cortes de 2 a 3 milímetros com finas junções de material plástico.
“Nos primeiros 30 cm também é importante colocar um friso fazendo uma junta de dilatação porque ali é o lugar que, geralmente, pode fissurar pela dilatação da manta”, ressalta Carvalho. Outro tipo de prevenção que deve ser realizada é com a colocação de juntas de dessolidarização.
Abra uma lata de óleo de linhaça e despeje-o em um balde. Insira um esfregão no óleo e aplique-o no chão até que toda a superfície esteja coberta. Todo o piso deve estar úmido, mas sem formar poças. Deixe o piso secar por 24 horas.
Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.
O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.
Dentro do viveiro, disponibilize uma caixa com areia bem seca para que as aves possam ciscar e tomar banho – as aves gostam muito de se espojar em areia sem umidade. Vale ressaltar algumas precauções quanto ao piso de cimento em galinheiros.
O que eu posso colocar no chão do meu galinheiro?
Limpe regularmente o galinheiro: isto é fundamental! É suficiente limpar o galinheiro uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo do grau de sujidade que este apresente.
O carbonato de sódio (cal) tem sido usado em solução a quente para desinfetar galpões avícolas. É mais eficaz como agente de limpeza do que como desinfetante, uma vez que não é eficiente contra algumas bactérias e contra a maioria dos vírus. Geralmente se recomenda uma solução a 4%.
Misture uma xícara de água sanitária em um balde de água quente com sabão. Esfregue o galinheiro inteiro com uma escova de aço. Esfregue bem para limpar completamente.
No “superficial”, espalha-se uma camada de 7,5 cm do material sobre o chão do galinheiro. O tratamento com cal virgem é, então liberado geralmente, uma aplicação já é suficiente. A média tem sido usar 1,6 kg a 0,9 kg/m2 de área recoberta quanto mais fino o material do chão, maior a quantidade de cal a ser aplicada.
Coloque armadilhas adesivas para as moscas por toda a casa, em lugares onde as galinhas não alcançam. Armadilhas suspensas no teto agem como um local para moscas pousarem. As fitas aderentes precisam ser colocadas onde as galinhas não possam acidentalmente pisar ou esbarrar.