"Dermatose" é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são a formação de bolhas, coceira, inflamações e descamação da pele.
Pápulas: pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas. Pústulas: são as pápulas que contém pus, as famosas “espinhas”.
Na maioria dos casos a pápula pode ser tratada em casa. Para isso é importante evitar materiais que irritem a pele, não esfregar a região na hora de lavá-la e usar sempre água morna, e não quente. O sabonete também deve ser suave para não agredir a pele e nunca passar maquiagens, cremes ou loções na área afetada.
Comedogênese ou hiperqueratinização folicular: Processo em que se formam as lesões chamadas de microcomedões e comedões, popularmente denominadas de cravos. Nesse processo, ocorre a descamação de células queratinizadas que se acumulam nos folículos, formando uma espécie de tampão.
A acne medicamentosa é aquela que surge como consequência do uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, suplementação prolongada ou excessiva de vitamina B, tratamentos hormonais ou com cortisona.
Erupção acneiforme associada aos efeitos da radiação UV, caracterizada por pápulas levemente avermelhadas ceratóticas, pequenas e abauladas na pele exposta ao sol (Braun-Falco 3º ed.).
Óleos mais leves e com menor potencial comedogênico são ricos em ácidos graxos saturados de cadeia média e curta (como as manteigas de murumuru, licuri, coco ou de babaçu) e ácidos graxos polinsaturados (como a semente de uva, linhaça, chia, maracujá ou rosa mosqueta).
Produtos “não comedogênicos” costumam ser recomendados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à acne. Esses produtos geralmente têm uma textura mais leve ou ingredientes menos oleosos, para evitar o entupimento dos poros.
Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. São também indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência à formação de cravos e espinhas.
Nivea Sun Facial Fps30
Um produto é rotulado como comedogênico quando tem maior possibilidade de obstruir os poros, provocando o aparecimento de cravos e espinhas na pele. Já não comedogênico é um termo usado para descrever produtos para a pele e maquiagem formulados para evitar a obstrução dos poros e erupções cutâneas.
Quando se tem pele oleosa, é necessário prestar bastante atenção na hora de escolher o protetor solar. Os melhores para esse tipo de pele são os que têm fórmulas oil free, que não tem óleos na composição, e oil control, que possui substâncias reguladoras do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.
Protetor solar para pele oleosa: 15 opções bem recomendadas
Produtos oil-free são formulados com quantidades mínimas ou sem a adição de óleo na composição. Indicados para peles oleosas, eles não adicionam oleosidade à pele e auxiliam a manter o brilho sob controle. Costumam ser formulados em gel ou em gel-creme e também ajudam na redução do aparecimento de cravos e espinhas.
Um item “oil free” é, exatamente, o que o nome aponta: um cosmético sem óleos e com um toque mais seco. ... Já um primer oil free fecha os poros, sem inserir brilho. Também há bases, BB creams, fixadores de maquiagem e até máscaras para cílios com essa característica.
"Hidratante Facial Oil Free, Neutrogena, é um creme hidratante facial indicado para todos os tipos de pele. Com proteção solar (FPS 15), ele promete hidratar e ajudar a evitar os sinais de envelhecimento precoce causada pelos raios solares. A fórmula prometida é leve e livre de óleo.
“O toque seco evita que a pele fique muito oleosa e brilhando”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. ... Além de evitarem que a pele fique oleosa, os filtros solares com toque seco são capazes de regular a produção de sebo e também de absorver o mesmo ao longo do dia.
As melhores bases para pele oleosa
Base para pele oleosa deve ser 'oil-free' e ter efeito matte Antes de escolher a textura da base - líquida, em pó, em bastão - é importante que a base para a pele oleosa seja "oil-free", ou seja, livre de óleos, e que tenha acabamento matte.
Melhores bases: conheça as mais indicadas para cada tipo de pele
Base para pele oleosa: como escolher a ideal