EQST

O Que So Dermtomos Qual Sua Importncia Clnica?

O que são Dermátomos qual sua importância clínica?

O mapa dos dermátomos geralmente são utilizados pelos médicos e fisioterapeutas para identificar a presença de alterações ou compressões na medula, pois, caso surjam alterações de sensibilidade em determinada área do corpo, é mais fácil identificar qual o local da coluna que está sendo comprometida, por um traumatismo ...

O que é um Dermatomo?

Dermátomo é uma área da pele, em que todos os nervos sensoriais vêm de uma única raiz nervosa. (Os nervos sensoriais transportam informações sobre coisas como tato, dor, temperatura e vibração desde a pele até a medula espinhal). As raízes da coluna vertebral vêm em pares - uma em cada lado do corpo.

O que é Dermatomos Miotomos?

Dermátomo - Este termo se refere à área da pele inervada por axônios sensitivos dentro de cada nervo segmentar (raiz). Miótomo - Este termo se refere ao grupo de fibras musculares inervadas pelos axônios motores dentro de cada nervo segmentar (raiz).

Como avaliar os Dermatomos?

Para a capacidade de perceber um objeto pontiagudo, o melhor teste de triagem utiliza um alfinete de segurança ou outro objeto para tocar levemente a face, o tronco e os 4 membros; pergunta-se ao paciente ele sente a mesma picada nos 2 lados e se a sensação é pontual ou imprecisa.

O que é zona de preservação parcial?

As lesões medulares incompletas ocorrem quando houver alguma função sensitiva e/ou motora abaixo do nível neurológi- co11,12. A zona de preservação parcial (ZPP) refere- se aos dermátomos e miótomos localizados abaixo do nível neurológico que se mantêm parcialmente inervados11,12.

O que é nível neurológico?

O Nível Neurológico do indivíduo é determinado pelo último nível da medula com atividade motora e sensitiva normal (geralmente é o nível imediatamente acima do nível da lesão). Esta característica funcional estabelecida pelo Nível Neurológico é a meta mínima de funcionalidade a ser trabalhada pela Fisioterapia.

O que é nível sensitivo?

Quando o termo nível sensitivo é usado, refere-se ao segmento mais distal da medula que tem função sensitiva normal em ambos os lados do corpo. O nível motor é igualmente definido com respeito à função motora.

Que sinal indica que uma lesão medular e completa?

A lesão é completa quando não existe movimento voluntário abaixo do nível da lesão e é incompleta quando há algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão. A medula pode também ser lesada por doenças (causas não traumáticas), como por exemplo, hemorragias, tumores e infecções por vírus.

Quais os tipos de lesões medulares?

As lesões podem ser: Completa: quando atinge todas as vias motoras ou sensitivas abaixo da lesão, sendo causada por uma compressão grave, intensa deterioração vascular ou transecção completa; Incompleta: quando compromete somente algumas das vias motoras ou sensitivas abaixo do nível da lesão.

O que causa inflamação na medula óssea?

Osteomielite (do grego osteos = osso + myelós = medula + -ite, que, em medicina, indica inflamação) é a inflamação aguda ou crônica do osso. Usualmente essa infecção é causada por bactérias piogênicas (produtoras de pus) ou fungos, que pode comprometer também a medula óssea e o periósteo (membrana que reveste o osso).

O que é problema na medula óssea?

A aplasia medular ou aplasia da medula óssea é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. A medula óssea é responsável pela produção das células do sangue.