Os nós são usados quando se pretende unir um cabo a outro, ligar os chicotes do mesmo cabo ou fixar um cabo a qualquer objecto (ex: cabeço, cunho, etc.).
NÓ OITO DUPLO É um dos nós mais importantes, devido à menor perda de resistência da corda. Utilizado tanto em ancoragens como para unir 2 cordas. É um nó muito forte e pode ser desatado com relativa facilidade. Deve-se deixar pelo menos um palmo de corda sobrando.
O nó oito duplo deverá ser feito sempre o mais próximo possível da cadeirinha....3 – Tamanho da alça na cadeirinha
Passo 1: passe o fio através do buraco do anzol. Passo 2: dê um pequeno laço, em seguida enrole o fio em torno da linha (5 a 6 voltas). Passo 3: passe o fio de volta através do laço. Passo 4: molhe o fio com saliva antes de apertá-lo, cortando em seguida o excesso.
Modo de fazer o nó:
Pegue uma linha de pesca e amarre um azol (e um chumbinho, se necessário) nele. Coloque a isca. Fique perto da borda da água, em uma doca ou em um barco e deixe a linha imersa na água. Dê um leve puxão na linha para prender o peixe quando ele beliscar o anzol e, em seguida, puxe-o até você.
Um bom anzol deve possuir algumas características, independente do tamanho ou tipo do peixe: 1- Deve ser construido com materiais resistentes, não devendo ceder sob o peso do peixe; 2- Deve ter algum dispositivo de retenção, como uma fisga, para evitar que o animal se liberte; 3- Deve possuir um dispositivo de retenção ...
Anzol para cada tipo de peixe
Baseada na estrutura de construção da linha, as linhas de fibra fiada são fabricadas usando-se fibras naturais ou sintéticas. A linha de poliéster fibra fiada é a mais amplamente utilizada. É mais forte que as linhas de algodão, comparando-se à mesma espessura e disponíveis em uma ampla variedade de espessuras e cores.
Linha. Constituída principalmente de nylon, a linha passa por suportes na vara, e em sua terminação é colocado o anzol.
Através de um nó de aperto ou nó de sangue, fixe um girador na ponta da linha; Com a linha selecionada para o leader, monte um nó rápido para a laçada na outra extremidade do girador; Deixe um espaço de aproximadamente 40 cm para atar o anzol (nó de aperto ou nó de sangue).
Nó Trilene Próprio para atar extremidades, ele é uma das melhores opções para se prender o anzol, o snap ou o girador à sua linha. Isso porque tem a propriedade de conservar quase que 100% da resistência original da linha. Além disso, para se atar um trilene não existem complicações.
Veja abaixo as nossas 10 melhores marcas de anzol
Anzol gamakatsu o melhor do mundo.
Quanto ao tipo de anzol, o número dois tende a ser o padrão para um bom rendimento na água quando estamos em busca dessa espécie. Em relação ao tipo da linha, as de monofilamento são uma boa alternativa. Cores fluorescentes podem auxiliar ainda mais, uma vez que a tilápia tende a ser um animal menos agressivo.
O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1 ou seja o anzol 16 é menor que o anzol 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0, ou seja o anzol 1/0 é menor que o anzol 12/0.
Para preparar, lembre-se de escolher uma linha de pelo menos 0.
Uma parte mais grossa até o cabo da vara (com 50 cm além dele) e outra mais fina depois do girador, variando de 10 a 20 mm. As boias devem ser do menor tamanho possível: recomendamos do número 16 ao 10. O anzol para lambari também pode ser o menor que você tiver na sua coleção, e opte por aquele sem fisga.
Avalie as condições do mar. Escolher a chumbada para pesca de praia certa está diretamente relacionado às condições do mar, já que um mar de ressaca pede um aporte muito maior do que um mar mais calmo, por exemplo. Por isso, separe os equipamentos corretamente ao avaliar a condição do mar previamente.
Popularmente conhecidas as chumbadas tem como função auxiliar os arremessos contrabalanceando o peso para que se consiga arremessar onde se quer ,além, de manter a linha esticada e proporcionar maior velocidade nos lançamentos.
A linha e a isca normalmente não afundam devido as correntes de água o meio utilizado para isso, pois os peixes não estão na flôr da agua, e o chumbo por ser bem pesado e ter um ponto de fusão bastante baixo, permite derretê-lo em qualquer fogo e moldá-lo facilmente. Simplificando para afundar !
Pitch Cast. Nesse arremesso você segura a isca e mantém a vara com a ponta para baixo. Eleve a vara e solte a isca como um pêndulo. Quando a isca atingir a posição vertical, você abaixa a vara enquanto solta a linha.
Iscas artificiais para a superfície Essas iscas de pesca devem ter alta flutuabilidade, para que se mantenham na superfície e à vista do pescador. Para utilizá-las, é muito importante que o pescador saiba trabalhar o molinete ou carretilha, fazendo movimentos que atraiam os animais para a parte superior da água.
Como regular a fricção dos molinetes Para isso, monte a vara de pescar com o molinete, prenda a ponta da linha a uma balança de mola e aplique pressão sobre ela. Verifique, então, a que peso o molinete começa a soltar a linha de pesca. Regule a fricção até que o molinete comece a soltar a linha a ¼ da resistência dela.
Para peixes que saltam, é recomendado sempre trabalhar com a vara baixa, preferencialmente para o lado esquerdo (ou ao contrário, caso for canhoto). Se o peixe passar para o mesmo lado, inverta a vara para facilitar na hora de puxar, Lembre-se também de deixar a linha completamente esticada, utilizando o molinete.