Formas nominais com função de nome Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio.
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Particípio regular
Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura. Exemplos: Estou levando o bolo que você me encomendou.
Gerúndio
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.
Usa-se o infinitivo flexionado nos seguintes casos: 1) Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir um pronome ou um substantivo, escrito na mesma oração do verbo, funcionando como sujeito dele, o uso do infinitivo flexionado será obrigatório.
Quando se diz que um verbo está no infinitivo impessoal, isso significa que ele apresenta sentido genérico ou indefinido, não relacionado a nenhuma pessoa, e sua forma é invariável....Infinitivo Impessoal.
Terminações do infinitivo pessoal
Formas Nominais: Infinitivo pessoal: ter, teres, ter, termos, terdes, terem.
Associar; calcular; citar; classificar; definir; descrever; distinguir; enumerar; especificar; enunciar; estabelecer; exemplificar; expressar; identificar; indicar; medir; mostrar; nomear; registrar; relacionar; relatar; selecionar.
O objetivo geral deve apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Assim, deve descrever de forma sucinta e objetiva a finalidade pela qual você está realizando o estudo e qual meta busca ser atingida. Ele deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.
Dicas para fazer os objetivos específicos do TCC
O objetivo geral é baseado na questão norteadora da pesquisa. É mais amplo, entretanto, deve ser formulado em uma única frase. Ele dá a direção que a pesquisa tomará em seu percurso. Para formular o objetivo geral o pesquisador deve perguntar: Para quê pretendo pesquisar?
A definição do objeto (ou problema de pesquisa) é a etapa na qual o pesquisador irá decidir e delimitar o que deseja estudar.
O objetivo específico deve ser:
substantivo masculino O que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito, meta, alvo: meu objetivo é aumentar as vendas. adjetivo Que não apresenta preferência em relação a; imparcial: escreveu um texto objetivo sobre política. Que é rápido, claro e direto; que não perde tempo com distrações; prático.
Projeto social - um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Estas iniciativas potenciam a cidadania e consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor.
O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado. A começar pelo próprio sentido retratado pela palavra “projeto”, fica fácil compreendermos o porquê da existência dessa importante tarefa desempenhada pelo pesquisador.