Então, nesse caso, você precisa mostrar para a banca que domina o conteúdo e, além disso, cumpre o planejamento proposto. O primeiro passo para elaborar um plano de aula para sua aprovação no concurso é estar atento ao tema do edital e observar as condições propostas. Alguns editais pedem pontos específicos.
Como fazer um plano de aula para concurso
PROVA DIDÁTICA DA SELEÇÃO PARA DOCENTE
Como fazer uma vídeo aula de sucesso
1 – Como preparar uma videoaula
Como fazer um planejamento pedagógico? Veja 6 etapas
É toda aquela atividade realizada fora do ambiente de escritório. On-line ou não, mas claro que a internet dá uma bela ajudada aos profissionais que escolhem trabalhar dessa forma.
Ao propor atividades pedagógicas remotas, temos um primeiro objetivo: com o auxílio das famílias, proporcionar aos alunos momentos produtivos, dando continuidade – na medida do possível – ao processo de ensino-aprendizagem.
Quem participa? Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários. ... Isso significa que todos devem pensar juntos sobre qual é a missão e os objetivos da escola, por exemplo.
Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente. Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.
Nesse sentido, o planejamento urbano participativo configura-se como uma saída necessária e eficiente para equacionar e antecipar-se aos vários problemas das áreas urbanas e por isso o estatuto das cidades, ao fomentar a elaboração de planos diretores de cidades dentro da metodologia participativa, confere uma ...
Para que a escola possa se organizar e funcionar de maneira eficaz, bem como cumprir suas funções sociais e educacionais, o planejamento participativo é um recurso extremamente importante na busca do aperfeiçoamento dos afazeres e auxilia, sobremaneira, na realização do trabalho coletivo.
Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias.
Sobretudo, implica a construção de uma cultura democrática, em que os diversos segmentos sociais voltados à educação possam participar de forma ativa e efetiva, quer dizer, possam contribuir com novas perspectivas, ideias e proposições.
Portanto, a construção de uma cultura na escola capaz de conduzir o processo de planejamento participativo deve ser coletiva, onde é possível trazer resultados para toda a comunidade escolar e fazer com todos se comprometam e se responsabilizem pela decisão.
O gestor escolar deve garantir o funcionamento absoluto da instituição como organização social, com o foco na formação de alunos e melhoria de sua aprendizagem, através do respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as ações e práticas educacionais.
Sendo assim, professores, pais alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar participam articulando teoria e prática, produzindo assim, novos conhecimentos a partir da realidade local. Lembramos que a ação de planejar não pode ser neutra.
Ou seja, a gestão pedagógica é a responsável pela organização e pelo planejamento da proposta política e pedagógica de ensino da escola, assim como definição dos melhores métodos de ensino e aprendizagem. Além disso, ela é a responsável por estabelecer metas educacionais e avaliar o alcance desses objetivos.
É essencial que escolas e creches tenham um projeto pedagógico, ou seja, deve haver uma metodologia para orientar as atividades oferecidas. Os professores devem planejar as experiências de cada semana, linguagens, sons, arte e literatura, sem abandonar as brincadeiras.
Pilares da gestão escolar