Ambas têm um mesmo conteúdo, pois tanto uma como outra buscam a verdade e a sabedoria, ainda que as suas vias de acesso sejam diferentes. A religião revela, utilizando a linguagem da representação através de mitos, ritos e símbolos. A filosofia desvela, demonstra através da ideia, o pensamento e o conceito.
pois no decorrer da história, as reflexões filosóficas estiveram expressamente presentes na formulação do pensamento humano, já a educação, se dá como o processo de perpetuação da cultura, que precisa ser cultivado e passado de geração em geração.
Resposta. Resposta: A filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema básico, a questão do Ser, do que existe, do homem e seu dilema moral. As explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas.
A filosofia é um conjunto de toda ciencia, conhecimento ou saber racional, é uma reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento. Já a Teologia é uma ciência voltada para uma unica direção, é uma espécie de discurso sobre Deus. dai o significado da palavra que vem do grego "theo" que significa Deus.
Segundo Anselmo, é a fé que procura, é a fé que busca a inteligência. A fé é o ponto de partida da pesquisa filosófica na teologia. Para os medievais, a teologia é, pois, a interpretação racional da revelação de Deus, aceita na fé.
Resposta. Faculdade ou sentimento que nos leva a crer na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal; a religião é amparo e conforto moral dos crentes que sofrem.
Visão geral. Historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas.
A filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a teologia e a ciência. Como a teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu até agora chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou a da revelação.
A percepção tradicional é de que ciência e religião são duas coisas completamente diferentes. De que a ciência tenta entender como funciona o mundo e a religião fala sobre o espírito do homem e questões existenciais, morais e de valor.
Filosofia cristã é o conjunto de ideias filosóficas iniciadas pelos seguidores de Jesus Cristo do século II aos dias de hoje. Esta filosofia surgiu com o intuito de unir ciência e fé, partindo de explicações racionais naturais tendo o auxílio da revelação cristã.
Aristóteles foi o responsável por afirmar que Tales foi o primeiro filósofo e reconheceu em Pitágoras a origem do termo filosofia, que seria a junção dos vocábulos gregos philos (de philia, que significa amor ou amizade) e sophia (que significa sabedoria). O filósofo seria, portanto, um amigo ou amante da sabedoria.
A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber.
Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. ... A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais viável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor.