Bambolê Tradicional
Apesar de existirem diversos exercícios com os arcos, o mais tradicional é o que a pessoa coloca-o em volta da cintura. É o de menos impacto e proporciona o gasto calórico de 40 calorias a cada 30 minutos. Já naqueles em que a pessoa pula entre os círculos, o gasto calórico costuma dobrar e os benefícios são maiores.
Cinturinha de pilão Além de trabalhar a cintura, o bambolê trabalha todo a região do abdômen, deixando a barriguinha mais firme. "No vai e vem da brincadeira, a região abdominal é a que mais trabalha para deixar o círculo equilibrado, por isso os músculos se fortalecem e ficam durinhos", diz Edson.
Quanto maior o diâmetro do aro, mais lenta será a rotação e você terá mais tempo para executar o movimento e manter o giro. E quanto mais pesado, mais estável será o bambolê. Bambolês menores são mais ágeis e desafiadores. Bambolês maiores são controlados mais facilmente.
A maioria das pessoas consegue fazer tranquilamente com estas medidas: entre 90cm-95cm e 100cm-110cm. O ideal seria que todos pudessem experimentar os diferentes tamanhos, antes de adquirir um bambolê, mas como isto nem sempre é possível, achamos que estes tamanhos atendem bem todas as alturas e níveis de habilidade.
Tamanho e peso Você encontra opções de bambolês com as seguintes circunferências: 55cm a 75cm (bambolê mini), 55cm a 110cm (bambolê iniciante), 80cm a 110cm (bambolê intermediário e avançado) e 85cm a 110cm (bambolê padrão).
Para ficar mais elegante, a dica é pintar em dourado ou rose gold. Outra forma de inovar nessa decoração é usar flores e ramos de folhas na paleta de cores do casamento. Você pode usar fitas de cetim, tecidos transparentes como o tule e combinar as plantas do ambiente com as que estiverem no bambolê.
Arco. Sua confecção pode ser feita a partir de conduítes (canos de PVC) de 80 a 90 cm de diâmetro, unindo suas pontas com uma fita adesiva, como também substituído pelo bambolê, material barato e que muitas escolas possuem.
Corte as fitas das cores escolhidas em pedaços de 40 a 50cm, cada. Queime as pontas na chama da vela. Apenas passe-as na parte amarela da chama, para derreter um pouco, sem pegar fogo. Isso evita que as fitas desfiem.
Na aula seguinte, Glycia apresentou os movimentos gerais da ginástica rítmica que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros e outras acrobacias, e todos experimentaram a vela, a parada de mão, a estrela, o aviãozinho, a ponte, o rodante e os rolamentos.
Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.
A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.
As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
A Ginástica Rítmica Masculina é um esporte artístico, executado com música sobre um tablado com amortecimento, que combina o dinamismo das acrobacias, a perfeição dos movimentos e o uso dos aparelhos. ...