Descrição do teste: o terapeuta segurando no pé do paciente realiza rotações internas e externas da tíbia de forma súbita. A presença de dor ou estalidos junto à interlinha articular significa lesão do menisco correspondente. Sinais e sintomas: nessa manobra o paciente sentirá dor forte na interlinha articular.
Descrição do teste: O Teste de Compressão de Apley ou simplesmente teste de Apley serve para evidenciar a presença de uma possível compressão radicular por hérnia discal, geralmente afetando as raízes de C5-C6-C7.
▪️Objetivo: Detectar lesões no menisco. ▪️Procedimento: Com o paciente em decúbito dorsal, o fisioterapeuta realiza uma flexão do joelho a 90°, palpa a linha articular medial (dedo indicador) e linha articular lateral (polegar).
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. O teste de McMurray é um teste usado no exame físico para avaliar pacientes com suspeita de lesões no menisco do joelho.
Teste de Fabere, em inglês “FABER” (flexion, abduction, external rotation) ou teste de Patrick é um teste especial realizado em um exame físico para avaliar as articulação sacroilíaca e do quadril de pacientes que possuem dor lombar.
Teste de Steinmann I: É feito com o paciente sentado sobre a mesa com os membros inferiores pendentes e os joelhos fletidos a 90°. Para avaliar uma possível lesão meniscal medial é feita uma rotação súbita da tíbia externamente segurando-se o pé. Um teste positivo produz dor ao longo da linha articular medial.
Tipos de Lesão Meniscal
O teste de McMurray positivo para menisco medial é demonstrado com a rotação externa da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão. Já para menisco lateral, ele é demonstrado com a rotação interna da tíbia e o movimento passivo de flexão para extensão.
O teste do pivot shift é a manobra semiológica mais específica para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). É também o único teste que se correlaciona com a probabilidade de desenvolvimento de osteoartrose em joelhos com instabilidade rotacional persistente, após a reconstrução do LCA.
Teste de Neer-Hawkins – Ergue-se o ombro a 90º, e flexiona-se o cotovelo em 90º, em rotação passiva e rápida para dentro. Desse modo, o tubérculo maior é projetado contra o ligamento coracoacromial. O diagnóstico indica síndrome do impacto com tendinite do infra-espinhoso (BRITO, 2008).
Sintomas de lesão no menisco O principal sintoma de uma lesão no menisco é a dor na região da frente e/ou lateral do joelho, que piora ou dificulta subir e desces escadas. A dor é localizada e pode piorar com o passar dos dias, podendo também dificultar o caminhar. Além disso há inchaço da região dolorida.
Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:
O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.
Guiado então pelo artroscópio, o médico localiza a lesão e faz o reparo ou remoção do tecido meniscal danificado. Em seguida, é feito o fechamento das incisões, com pontos e curativos. No caso de algumas lesões em especial, a cirurgia pode ser um pouco mais delicada, sendo necessário costurar parte do menisco.
Cirurgia do menisco - recuperação A retoma desportiva ocorre geralmente às 3-4 semanas. Quando na cirurgia do menisco é efetuada sutura meniscal, o tempo de recuperação alonga-se um pouco mais. Habitualmente é autorizado apoio parcial com 2 canadianas durante as primeiras 4 semanas.
A artroscopia é um procedimento que pode ser utilizado tanto para diagnóstico de uma lesão, quanto para reparar um problema articular. Para a realização da artroscopia do joelho, é realizado um pequeno corte, uma incisão que recebe o nome de portal. Nela, é inserido o artroscópio.
Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.
O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.
De seis semanas a seis meses após a operação no joelho, você deverá gradualmente retornar ao seu nível normal de atividade física. Você será incentivado a entrar em uma academia e aumentar a frequência dos treinamentos. Você deve evitar esportes que envolvem torções, pulos e viradas do corpo.
Esse período pode variar entre 30 a 120 dias. Quais as possíveis complicações que podem ocorrer após a artroscopia de tornozelo ?
Quanto tempo demora uma cirurgia para reconstruir os ligamentos do tornozelo? Depende de quais instabilidades a serem corrigidas e técnicas cirúrgicas a serem empregadas. Em média 1h a 1h30min de ato cirúrgico.
Depois de quanto tempo após cirurgia tornozelo , fratura bimaleolar , voltarei a andar normalmente com peso total do corpo ? OLá, O tempo varia de acordo com a gravidade da fratura, mas em geral, após 6 a 8 semanas a carga total é liberada.
Com relação à cicatrização da pele, pode levar de 2 a 3 semanas. Com relação à cicatrização óssea, pode levar vários meses. Por isso, às vezes é necessário afastamento de esportes ou esforços extremos.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
Normalmente o apoio após cirurgia é liberado entre 6 a 8 semanas de pós operatório. Após 3 meses o osso deve estar consolidado. Mas a reabilitação pode ser mais longa. Pode demorar uns 6 meses para andar normalmente.
Quando a fratura de tornozelo é grave e instável, o osso foi deslocado e fraturado em fragmentação, ou o tratamento ortopédico não é satisfatório, deve se executar uma fixação cirúrgica.
Tratamento cirúrgico Se a fratura está fora do lugar ou o tornozelo está instável, sua fratura pode ser tratada com cirurgia. Durante este tipo de procedimento, os fragmentos de osso são primeiro reposicionados a sua posição normal.