Definindo de forma simples, as ações preventivas são medidas tomadas para que um problema hipotético nunca aconteça. Ou seja, as ações são tomadas sobre falhas ou desafios que ainda não ocorreram e podem diminuir custos desnecessários com perdas de produção e de tempo.
Ações corretivas são medidas tomadas para eliminar a(s) causa(s)-raiz de não-conformidades, acidentes ou incidentes identificados, a fim de prevenir sua repetição.
Por isso essa classificação pode ser usada diretamente na definição de prioridades. Uma Não Conformidade menor é uma falha pontual, que não afeta o cliente ou com desperdício pequeno. Enquanto uma Não Conformidade maior está relacionada a problemas mais graves, que afetem o cliente ou de alto retrabalho.
A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.
Seguindo a ordem da sigla, inicio hoje falando sobre o Perfil Dominante. Pessoas que encontram-se com concentração maior de comportamentos no padrão Dominante, são geralmente mais diretas, comandantes, rápidas e empreendedoras no sentido de buscar objetivos cada vez mais desafiadores.