Ao olhar para o multímetro quando as ponteiras não estiverem se tocando, você notará que a leitura indica infinito ou OL. Encoste as pontas uma na outra e a leitura mudará para zero. Se o equipamento possuir um sinal sonoro de alerta, ele será ativado quando as ponteiras estiverem se tocando.
Inicie colocando o cursor do Multímetro na escala de diodo (que tem um “bip”). Logo depois, é preciso colocar o ponto do multímetro positivo no pino também positivo do conector da bateria, e o outro no ponto negativo. Se o Multímetro soar o BIP, é por que a placa está em curto.
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.
O dispositivo contém um disco de metal e funciona com a indução eletromagnética. Quando a eletricidade está sendo usada e percorre as bobinas, cria-se um campo magnético que faz o disco girar. Com o movimento das engrenagens, os ponteiros do medidor também se movem, realizando a contagem do uso de eletricidade.
Chave Teste
Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo “Demonstrativo de Consumo desta Nota Fiscal”, na sua conta de energia.
Como calcular o consumo de energia elétrica?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é difícil descobrir quanto a geladeira gasta de energia. A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.
Os cooktops elétricos e as geladeiras são os eletrodomésticos que mais consomem energia, mostra levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), baseado em informações da Eletrobras e Inmetro.