Os remédios que geralmente são indicados para o tratamento de uma infecção urinária, são os antibióticos, que devem ser sempre receitados pelo médico. Alguns exemplos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.
A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins. Isto ocorre habitualmente nas cistites não tratadas ou tratadas de forma inadequada. Menos frequentemente, a colonização assintomática da bexiga por bactérias também pode ser a fonte de uma infecção renal.
Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.
7 melhores ervas para limpeza natural dos rins
A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.
5 remédios caseiros para pedra nos rins
A salsa, ou salsinha, ajuda os rins, pois tem poder diurético. Porém, não é necessário que seu consumo seja apenas realizado da forma sugerida no texto. Ressaltamos ainda que, para todas as pessoas, é imprescindível manter uma boa alimentação – não apenas pelo seu bem estar, mas, principalmente, pela sua saúde.
Contraindicações do chá de salsa Há, ainda, alguns casos específicos em que não se deve consumir a planta: durante a gravidez, na amamentação e também em casos de nefrose (doença nos rins). Quando consumido em excesso, o chá de salsa pode, entre outros problemas, afetar a audição, os rins e causar vertigem.
Chá de Salsa para os rins Para preparar o chá, deve-se colocar 1 colher de chá de salsa desidratada ou 3 colheres de sopa de salsa fresca em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.
Receita