Para ser comandante de navio é preciso se formar no curso superior de ciências náuticas. Esses cursos são oferecidos em escolas da Marinha Mercante. Existem somente duas no Brasil: a CIAGA, no Rio de Janeiro e a CIABA, em Belém. Ambas têm vestibulares todos os anos.
Proa – A parte da frente de um barco. Popa – A parte de trás de um barco.
O termo popa é derivado de PUPPIS. Os lados do navio são os “bordos” e o de boreste é mais importante que o de bombordo.
A quantidade de containers que podem ser transportados varia conforme o tamanho das embarcações. Por isso, é possível encontrar desde os que comportam até 5 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés, a medida-padrão de um container menor) até os que superam os 20 mil TEUs.
A Marinha dos EUA conta atualmente com 11 porta-aviões na frota, todos com propulsão nuclear.
O Brasil é o único país na América Latina e um dos poucos no mundo que possuem um porta-aviões, o NAe São Paulo – apenas outras sete nações possuem esse tipo de embarcação.
Porta-aviões
Os porta-aviões são navios de guerra projetados com o objetivo principal de enviar e recuperar aeronaves, funcionando como uma base militar em alto-mar. Eles permitem à força naval enviar suporte aéreo a qualquer ponto do mundo, sem depender de bases locais para preparar operações aéreas.