Confira o número de degraus recomendado de acordo com a profundidade da piscina:
Cálculo de Espessura do Radier Sendo assim, o cálculo feito por estes profissionais é a respeito do concreto e quantidade de aço, ou seja, a quantidade de produto de acordo com o volume da estrutura. Por fim, no caso da quantidade de aço é necessário dividir a área do radier por 5.
Sua consistência deve ser sempre pastosa e homogênea. A outra opção é adquirir o concreto pronto. Já o cálculo da quantidade de aço necessário é mais “simples”. Para obtê-lo, basta dividir a área do radier por 5.
10 cm
A fundação radier também é muito utilizada quando se deseja evitar o recalque do solo por meio da obtenção de uma melhor distribuição de cargas para o solo ou para as estacas, uma vez que o radier distribui as cargas de toda a edificação uniformemente no terreno.
O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.
Principais etapas na fabricação de um radier
De simples execução e baixo custo, fundação radier é indicada para a construção de casas térreas e pequenos edifícios. O radier é um tipo de fundação superficial na qual toda a carga da edificação é transferida para uma laje maciça de concreto.
A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca. As estacas mais comumente utilizadas para construções residenciais são escavadas e moldadas no local da obra e feitas com concreto armado.
A NBR 6122 estabelece que para as estacas escavadas, a carga admissível deve ser no máximo 1,25 vezes a resistência do atrito lateral calculada na ruptura, ou seja, no máximo 20% da carga admissível pode ser suportada pela ponta da estaca.
O método de Aoki-Velloso foi apresentado em 1975 no Congresso Panamericano de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações pelos engenheiros brasileiros Nelson Aoki e Dirceu Velloso....Resistência de ponta.