Como fazer análise morfológica? Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar.
Antes de iniciarmos nossos estudos sobre esses dois temas é importante conhecermos o conceito de Morfologia e Sintaxe. A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. ... A Sintaxe é a parte que estuda a função que as palavras desempenham dentro da oração.
Análise sintática e morfológica
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.
Resumindo: a análise sintática estuda a função das expressões num contexto. A morfológica ensina a função isolada de cada palavra. Exemplo: João é estudioso.
Para classificar sintaticamente as palavras de uma oração, por exemplo, você deve designar a função sintática dos termos da oração, como, por exemplo, se o termo é sujeito, verbo, substantivo, predicado, etc.
Análise sintática
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.
Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.
Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal. Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido.
Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.
Tipos de orações subordinadas
Frases nominais são aquelas que não possuem verbos, exemplos: Boa tarde a todos. Cuidado, menino! Em cima da mesa um computador e várias canecas.
Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.
Resposta: São separadas por pontuação, nomeadamente: Exclamação, interrogação e ponto final. Exemplo: "Deixem-me começar com uma confissão de fé política: o Estado é feito para o homem, não o homem para o Estado.
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
Uma frase, para ciência de objeto, trata-se de um enunciado, seja ele falado, seja ele escrito. Ela sempre deverá apresentar um sentido completo, independente do número de palavras que a compõe. Dessa forma, uma frase pode conter vinte palavras, como também apenas uma.
Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada.
Para ser considerado frase o enunciado precisa apenas ter sentido completo, ou seja, ser entendido pelo receptor da mensagem.
Resposta. a frase ela tem que ter sentido completo, começar com letra maiúscula e ter pontuação finalizando. Neste caso NÃO é uma frase, pois tem sentido completo e ponto final e deve ter esquecido colocar o N maiúsculo.
A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada. Exemplos: Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal. ...