De acordo com a especialista em recolocação e carreira Taís Targa, trabalhos como bicos em obras e serviços para familiares ou amigos, por exemplo, sem registro em carteira, devem ser colocados no currículo.
Em cada atividade acadêmica realizada, é importante informar sua função, o projeto, curso, a pesquisa e cargo (se for o caso). Então, você precisa descrever as atividades realizadas – assim como se faz com qualquer experiência profissional. Entenda como cada atividade conta como experiência no seu currículo!
A primeira palavra da sua frase de explicação das realizações profissionais deve ser um substantivo que torne simples entender qual foi a ação tomada. Alguns exemplos pertinentes são: aceleração, crescimento, padronização, otimização, organização, aprimoramento, fortalecimento, entre outros.
Coloque, em ordem, no início da página:
O objetivo profissional funciona como uma sinopse de um filme. É uma declaração curta, feita no início do currículo, que explica suas realizações profissionais e porque você é a pessoa ideal para a vaga oferecida. Pense nisso como uma ferramenta que demonstra a sua capacidade de atingir o objetivo do empregador.
Descreva em termos percentuais, uma mudança significativa que afetou seu departamento ou a empresa como um todo. Veja o exemplo: Diminuí em XX% os custos com a compra de insumos, aumentando o lucro real da empresa em YY%. Você também pode descrever uma conquista através de uma melhoria de performance.
QUAL FOI A SUA MAIOR CONQUISTA PROFISSIONAL?