A pirâmide de números indica a quantidade de organismos que há em cada nível trófico. Dependendo do ecossistema, a pirâmide de números poderá ter o seu ápice voltado para cima (pirâmide direta) ou voltado para baixo (pirâmide invertida).
As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.
Em certas situações, a pirâmide de número pode se inverter quando, por exemplo, se quer esquematizar a presença do número de organismos existentes em uma árvore. A pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos organismos de um determinado nível trófico.
O fluxo de energia em um ecossistema é sempre unidirecional, e a cada nível trófico, menor é a energia disponível para o nível seguinte.
Dessa forma, o fluxo de energia em um ecossistema inicia-se com os produtores, que conseguem converter a energia luminosa, através da fotossíntese, ou inorgânica, através da quimiossíntese, em energia bioquímica, que o organismo utilizará para o seu desenvolvimento e sobrevivência.
Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química.
Resposta. O fluxo de energia é unidirecional e vai se perdendo ao longo da cadeia alimentar (fotossíntese e/ou quimissintetisantes). Já o fluxo da matéria que é átomos se reciclam entre o ambiente e os seres vivos. Espero ter ajudado.
O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.
Resposta. o fluxo de energia é unidirecional e passa de um ser para outro. O ciclo é o conjunto de fluxos, formando uma cadeia alimentar.
Produtores: Organismos produtores correspondem ao primeiro nível trófico em qualquer cadeia alimentar analisada. ... Como exemplo de organismos produtores, podemos citar as plantas, as algas e algumas bactérias; Consumidores: organismos incapazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, organismos heterotróficos.