O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas. Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos.
Além dos adubos prontos (Kristalon, Peter's, Plant Prod...) disponíveis no comércio, os mais utilizados em hidroponia, são: Macronutrientes: Nitrato de Cálcio Especial; Nitrato de Potássio; Sulfato de Magnésio; Cloreto de Potássio Branco; MAP purificado; MKP; Sulfato de Potássio.
Fazer uma mistura de pH diluído separado usando apenas algumas gotas de pH concentrado com um litro de água. Isto dá uma solução com um pH de cerca de dois, mais ou menos. Em seguida, adicionar lentamente o pH diluído à sua mistura de nutrientes, parando para verificar o resultado com frequência.
Condutividade elétrica: Na utilização desse aparelho, as medidas ideais da solução ficam na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, que corresponde a 1.
O Potencial de hidrogênio (pH) ideal para a solução nutritiva deve se manter entre 5,5 a 6,5. Uma solução nutritiva fora deste intervalo faz com que a planta não absorva alguns nutrientes.
5 e 6
0 a 6
Para baixar o PH da solução nutritiva necessita de um ácido, use sumo de limão. Deve juntar algumas gotas de limão, pouco de cada vez, e ir medindo o PH da solução nutritiva até obter o resultado pretendido. Pode, também, usar vinagre.
Para manter o pH no ponto ideal, devemos seguir os mandamentos de uma alimentação equilibrada. Para começar, é necessário moderar o consumo de produtos que geram acidez, tais como carne vermelha, cereais refinados, alimentos industrializados e açúcar.
Adicione suco de limão a um copo d'água para ajustar o pH dele. Se você não quer tratar a água direto na fonte e não se importa de sentir um gosto leve de limão no líquido, pingue duas ou três gotas do suco em um copo d'água com 240 mililitros. O suco reduz o pH naturalmente, tornando a água mais ácida.
Uma maneira natural maravilhosa de abaixar o pH do seu aquário com segurança é adicionar um pouco de musgo de turfa. A única desvantagem é que pode deixar a sua água mais turva e mudar a coloração do aquário. No entanto, você pode pré-tratá-lo em um balde separado por alguns dias antes de colocá-lo em seu tanque.
Acrescente uma colher de chá, mais ou menos 10 g) de bicarbonato de sódio em um litro de água. Mexa até que o bicarbonato de sódio dissolva completamente. Faça um teste de nível de pH da água, o papel do kit de PH tem que ficar azul, ou seja acima de 8 na escala.
Para baixar ou acidificar o pH do lago, podemos aplicar como exemplo produtos tamponadores para diminuir o pH da água. O Labcon Acid da Alcon e o Tamponamin da Cubos são os mais indicados para baixar o pH, produto composto de ácido clorídrico.
Para evitar que isso ocorra, é importante medir e anotar as mudanças percebidas, melhorando processos futuros. Para tanto, é necessário utilizar um peagâmetro (medidor de ph), kits para piscina ou papéis de tornassol. Já o controle do ph pode ser feito por meio do cal (seja ele agrícola, hidratada ou virgem).
O método mais simples de abaixar o pH é adicionando um elemento ácido ao aquário. Existem uma infinidade de ácidos orgânicos e inorgânicos que podem ser utilizados como o ácido acético (presente no vinagre), o ácido cítrico (presente nas frutas) e o ácido fosfórico. Tome muito cuidado com o manuseio de ácidos!
Você pode diluir a água para alterar o pH, reduzindo o número de íons de hidrogênio. Outra opção é adicionar moléculas de hidróxido, carbonato ou bicarbonato à água. A proporção de moléculas vai causar alterações no pH. Na maioria dos casos, adicionar moléculas de bicarbonato ou hidróxido à água vai aumentar o pH.
6 dicas para deixar a água do aquário cristalina
Para aumentar o teor de minerais / dureza geral (GH) em 1 meq / L (3 dH), adicione 16 g (1 colher) por cada 80 L (20 US galões) ao instalar um aquário ou ao fazer mudanças de água agua). Para uma solubilidade ideal recomendamos misturar com 1 L (1 qt.)
Processo de amaciamento. A presença de iões de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) é a principal causa da dureza da água. Esta também contém outros catiões, como alumínio e ferro, mas a sua presença tem um menor impacto.
Dentro do teste vem um tubinho plástico aonde você pega água do aquário, pinga algumas gotas do produto e compara com a cor da tabela (imagem abaixo). A dureza é a medida de íons cálcio (Ca++) e magnésio (Mg++) na água. A água dura é frequentemente proveniente de aquíferos de pedra calcárea, ricos em CaCO3.
Teste do estímulo do GH (com Clonidina, Insulina, GHRH ou Arginina): é feito com o uso de medicamentos que podem estimular a secreção do GH, em caso de suspeitas da falta deste hormônio. Em seguida são feitas análises da concentração de GH no sangue após 30, 60, 90 e 120 minutos do uso do medicamento.
Em geral, os pacientes pediátricos com deficiência de secreção do hormônio do crescimento, a dosagem recomendada é de 0,5-0,6 UI (0,17- 0,21 mg) /kg de peso corporal por semana ou 12 UI/m2 de superfície corpórea por semana. A dose semanal deve ser dividida em 3 a 6 injeções subcutâneas.
Características clínicas gerais da deficiência de GH incluem:
A idade ideal para começar um tratamento com hormônio do crescimento é 30 anos, devendo ser feita uma avaliação médica e laboratorial", comenta o especialista.