O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.
Nos produtos da Copobras o PP é sempre identificado pela cor azul, presente na cor da embalagem e/ou nas tags de identificação do produto. PS ou poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. É o material utilizado na maioria dos copos descartáveis no Brasil.
PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) PEAD (Polietileno de alta densidade) ... PEBD (Polietileno de baixa densidade) PP (Polipropileno)
Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno(plástico) reciclável. ... O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico.
Número 5 – PP – Polipropileno Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro e recipientes para tintas.
Número 5 | PP O plástico PP (propileno) é extremamente transparente e o único dessa lista que não pode ser utilizado para embalar alimentos congelados. Isso porque ao serem colocados no freezer a baixa temperatura pode romper as moléculas do plástico, fazendo com que ele se quebre.
O PET é um dos plásticos recicláveis mais comuns, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Normalmente, usado na produção de frascos e garrafas para alimentos, como é o caso das garrafas de refrigerante e água, além de embalagens de medicamentos e cosméticos.
Quais tipos de embalagens podem ser reciclados? 5 min read
Quais são os materiais não recicláveis? Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Existem muitas ideias criativas para agregar valor a materiais que não são podem ser reciclados, como espelhos, que podem ser usados em itens de decoração, por exemplo. É de suma importância tentar reutilizar esse tipo de material antes de descartar. Reutilização de espelho quebrado para agregar valor a vaso de barro.
São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.
aterros sanitários
O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.
lixões