Massagem e alongamento Massageie o local afetado para melhorar a circulação sanguinea e diminuir a dor, fazendo movimentos circulares. Caso a cãibra aconteça na perna, o ideal é ficar de pé e colocar o peso sobre a perna afetada ou sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
Manter uma alimentação nutritiva e rica em minerais é importante para manter a musculatura funcionando perfeitamente. Além disso, é fundamental beber bastante água, porque a câimbra no pé está associada à desidratação orgânica. Outra medida importante é fortalecer os membros inferiores praticando exercícios.
- Muitos fatores podem desencadear a câimbra. Ela pode estar relacionada com a deficiência de vitaminas na alimentação, alterações metabólicas, inatividade muito longa do músculo, desidratação ou por prática de atividade física muito impactante.
Contrações musculares exageradas, quando ocorrem durante o sono, recebem o nome de cãibras noturnas.
Exercícios de alongamento: O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se; Alimentação balanceada: Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual.
Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, as repuxadas podem atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço.