Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem, com exceção dos estudantes de medicina, as instituições portuguesas não oferecem vagas para alunos estrangeiros na graduação.
Os brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem. Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep. O Instituto Politécnico do Porto (IPP) firmou o acordo com o Inep para selecionar estudantes brasileiros com a nota do Enem.
Os alunos brasileiros que desejam estudar na ULisboa podem utilizar a nota do Enem para ingresso na universidade. Para ser aceito é preciso atingir a nota mínima necessária, que varia conforme o curso. A Universidade preparou um folheto para estudantes internacionais que desejam ingressar na licenciatura.
7000 Euros
Os Politécnicos que apresentam um valor de propina mais baixo são, por ordem crescente, o Politécnico do Cávado e Ave e de Beja - 780 euros por ano - e o Politécnico de Bragança, cujo valor do presente ano letivo está na casa dos 810 euros.
O processo é todo realizado online e no site das universidades de Portugal: você vai precisar preencher um formulário, anexar documentos como passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio, nota do ENEM histórico escolar, e, em algumas seleções, currículo em modelo europeu e uma carta de motivação.
Diferentemente do que acontece no Brasil, Portugal não tem universidades públicas com cursos gratuitos. Ao ingressar no ensino superior, em qualquer instituição, o aluno precisa estar preparado para arcar com a anuidade (propina, como dizem os portugueses).
Depois do convênio entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e instituições portuguesas de ensino superior, estudantes brasileiros podem ingressar em universidades de Portugal utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para estudar em Portugal na graduação, você pode fazer um pedido no setor de Relações Internacionais de sua universidade no Brasil. Caso queira fazer todo o Ensino Superior no país europeu, é possível entrar pelo Enem. Há 31 instituições de ensino que aceitam essa forma de ingresso.
Algumas áreas são mais atrativas que outras e por isso é importante fazer uma boa pesquisa antes de querer trabalhar no país lusitano....Os 10 profissionais mais procurados em Portugal 2020