Portanto a cultura de forma antropológica, formado por conhecimentos crenças, corte moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem dentro de uma sociedade, não é influenciada pelo 'determinismo biológico', nem pelo 'determinismo geográfico'.
Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura O individuo em sua participação na cultura é limitada, a participação de um individuo em sua cultura depende de sua idade. É necessário saber que esta afirmação permite dois tipos de explicações: uma de ordem cronológica e outra estritamente cultural.
Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.
Nesse sentido, o Determinismo Biológico ocorre quando existe algum fator supostamente tido como limitante (cor de pele, deficiência, etc) que inibe o indivíduo de desfrutar plenamente da liberdade. Analogamente, o Geográfico está relacionado à posição geográfica como supostamente limitante (Sertão, favela, etc).
O determinismo biológico entende que tudo que acontece com o indivíduo está ligado a sua formação genética, enquanto o determinismo geográfico afirma que tudo está ligado a posição do indivíduo no planeta - e sua relação com o clima e natureza.
Friedrich Ratzel
Resposta. Surgiu na formação da Alemanha, e esse conceito foi criado por Friedrich Ratzel.
Os principais autores do determinismo foram:
A Determinista acredita que o homem é determinado pelo meio, pela natureza em que vive. A Possibilista acredita que é o homem quem adapta a natureza ás suas necessidades.
O Determinismo Social normalmente é utilizado no senso comum das pessoas, como exemplifica o ditado "filho de peixe, peixinho é"; ou seja, quem nasce em uma região pobre, por via de regra continuaria pobre. Aquele que veio de um lar violento, logo tornaria-se um indivíduo violento.
Populações que habitam regiões quentes e úmidas seriam mais preguiçosas. Pessoas de regiões muito frias seriam menos emotivas, mais rigorosas e mais racionais.
Determinismo é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade. Interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois, ou até mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações.
O livre-arbítrio é uma das questões mais polêmicas e paradoxais de todos os tempos. Ao livre-arbítrio opõe-se à filosofia do determinismo, segundo a qual tudo que acontece com a natureza e o homem já está determinado por uma causa. ...
Libertarismo, determinismo e dialética são as três concepções de liberdade. O libertarismo defende a liberdade individual, do livre mercado, ou seja, da supremacia do indivíduo. ... O determinismo acredita que tudo é um acaso da natureza, é ateu e naturalista. Não acredita em consciência mas em matéria cerebral.
princípio segundo o qual tudo no universo, ate mesmo a vontade humana, esta submetido a leis necessárias e imútaveis, de tal forma que o comportamento humano esta totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva.