A mobilidade urbana ideal ocorre por meio de políticas de transporte e circulação que visam a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas que priorize o transporte coletivo e os não motorizados, que são socialmente inclusivos e ecologicamente sustentáveis.
Os grandes desafios das cidades
No entanto, experiências internacionais de algumas cidades, cabendo citar entre elas, Barcelona, Nova Iorque, Bogotá, atualmente consideradas sustentáveis, demonstram que as metrópoles podem se reinventar, sendo o desenvolvimento sustentável das cidades, sem dúvida, o maior desafio a ser enfrentado do século XXI.
A charge satiriza o grave problema de locomoção envolvendo circulação de veículos nas médias e grandes cidades. A falta de um transporte coletivo eficiente e com preço justo, acaba levando a população ao uso do veículo particular para se locomover, o que gera o caos, principalmente nos horários de pico.
Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. ...